Tragédias Espaciais

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Na semana em que se completam 43 anos sobre a morte de 3 astronautas da missão Apollo 1 e 24 anos sobre o desastre do vai-vém espacial Challenger, a Nasa presta homenagem a todos os homens e mulheres que perecerem no desempenho de missões espaciais.

No próximo dia 1 de Fevereiro completam-se igualmente 7 anos sobre o desastre no Columbia, que se desintegrou na atmosfera quando regressava de uma missão bem sucedida no espaço.

As desastres nos vai-vens espaciais Challenger e  Columbia vitimaram 14 tripulantes.

Cronologia dos principais desastres envolvendo missões espaciais:
  • 24 de Outubro de 1960  - Explosão na Base de lançamentos de Baikonour no Kazaquistão faz um número indeterminado de mortos na casa das centenas. 

  • 27 de Janeiro de 1967 -  Os astronautas Virgil Grissom, Roger Chaffee e Edward White morreram num um incêndio a bordo da nave Apollo I, ocorrido durante uma simulação de lançamento, no Cabo Canaveral.

  • 24 de Abril de 1967 - O cosmonauta soviético Vladimir Komarov soube em órbita que estava condenado. Acabaria por morrer durante a entrada da Soyuz 1 na atmosfera.

  • 21 de Fevereiro de 1969 - Um Foguete do projecto lunar soviético caiu sobre uma cidade depois de pouco mais de um minuto de voo, matando 350 pessoas. 

  • 30 de Junho de 1971 - Os três cosmonautas russos Georgy Dobrovolsky, Vladislav Volkov e Viktor Patsayev, depois permanecerem 24 dias em órbita morreram devido a despressurizarão da nave Soyuz T-11 ao regressar à Terra.  

  • 26 de Junho de 1973 -  9 pessoas foram mortas numa plataforma de lançamento soviética devido à explosão do foguete Cosmos 3-M. 

  • 18 de Março de 1980 - 50 técnicos do Centro Espacial Plesetsk, em Vostok, na Rússia, morreram por causa da explosão de um propulsor que recebia combustível. Este incidente só foi revelado em 1989. 

  • 28 de Janeiro de 1986 - O Vai-vém espacial Challenger explodiu 73 segundos depois da descolagem, causando a morte de todos os sete astronautas, que seguiam a bordo, incluindo Christa McAuliffe, que deveria ter sido a primeira professora no espaço. Os outros astronautas que morreram foram Francis Dick Scobee, Michael J. Smith, Ellison S. Onizuka, Judith A. Resnik, Ronald E. McNair e Gregory B. Jarvis. 
  •    7 de Setembro de 1990 - Parte de um foguete Titan, dos Estados Unidos, caiu de um guindaste e explodiu na Base Edwards, da Força Aérea dos Estados Unidos, produzindo chamas com até 45 metros de altura. Pelo menos uma pessoa morreu durante esse incidente. 
  • 25 de Junho de 1997 - Uma manobra mal calculada de acoplamento entre a Estação Espacial Russa MIR e um módulo de abastecimento faz com que os dois engenhos colidam. Os danos causados na MIR fizeram com que houvesse uma falha de energia e a estação começou a perder oxigénio. Felizmente os tripulantes, dois russos e um americano conseguiram debelar o problema, doutro modo somar-se-iam também às vitimas de desastres espaciais.
  • 15 de Outubro de 2002 - a Soyuz-U carregando o projeto Foton-M1 da ESA falhou durante o lançamento e explodiu, matando uma pessoas.

  • 1 de Fevereiro de 2003 - O Vai-vem espacial Columbia desintegrou-se em chamas a cerca de 63.000 metros de altitude sobre o estado do Texas, apenas um quarto de hora  antes de aterrar na Flórida. Estavam a bordo William McCool, Rick Husband, Michael Anderson, Kalpana Chawla, David Brown, Laurel Clark e Ilan Ramon, que era o primeiro astronauta israelita no espaço.
    As  causas do acidente deveram-se aos danos  no escudo térmico que protege a nave durante as reentradas na atmosfera, danos esses provocados por um pedaço do tanque de combustível sue se soltou após a descolagem  e atingiu a asa esquerda do aparelho.

  • 22 de Agosto de 2003 - uma explosão destrói o foguete brasileiro VLS-1 V03, durante os preparativos para o lançamento no Centro de Lançamentos de Alcântara,  fazendo 21 vitimas mortais entre engenheiros aeronáuticos e técnicos ligados ao projecto.

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início