A noite mais bela do ano!

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Quem tiver alguma curiosidade sobre estas coisas que aproveite para dar uma olhada no firmamento, porque esta é seguramente uma das noites mais belas do ano. O facto de a Lua não se mostrar por estas horas também ajuda a abrilhantar o cenário.

É verdade que o frio quase polar que se faz sentir não é muito apelativo para apreciar o céu, mas o quadro é realmente fantástico e merece ser contemplado.

Se não puderem apreciar isto hoje, podem fazê-lo nas próximas noites desde que o céu esteja limpo não se arrependerão. Apenas um conselho agasalhem-se bem, pois o frio é intenso.

No hemisfério norte, por esta altura do ano podem ser vistas em grande destaque a constelação do Orion, com as estrelas Betelgeuse, Rigel  e as estrelas do cinturão, também chamadas 3 Marias. Outra constelação obrigatória nos céus de Inverno é o Cão Maior, com a estrela Sirius, a mais brilhante do céu, em todo o seu esplendor. Aldebarã na constelação do Touro segue logo à frente de Orion com as Pleíades, um pequeno aglomerado estelar composto por 7 estrelas principais. A bela Capela  (Cabra) e os 3 Cabritos da constelação do Cocheiro, enfim não faltam excelentes motivos para dar uma espreitadela.

A constelação do Oríon é perfeitamente identificável, basta que o observador se volte para sul e levante os olhos não há que enganar, mas eu deixo aqui uma ajuda nesta imagem.

 É possível ainda, apreciar o planeta vermelho Marte e o planeta Saturno com a sua característica coloração amarelo-pálido, Saturno é o planeta mais longínquo que os nosso olhos podem avistar sem recurso a instrumentos auxiliares de observação. Com um pouco de sorte ainda poderão ser presenteados com uma chuva de meteoritos - as Quadrantídeas que ocorrem por esta altura do ano e que atingem na noite de hoje o ponto máximo da sua actividade.

Já há muitos anos que gosto de olhar para o céu, não há dia que não o faça (desde que o tempo permita claro) e posso assegurar-vos que noites fantásticas como esta são uma verdadeira preciosidade e são muito raras.

Se não acreditam dêem uma espreitadela lá fora.

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início