Curiosidades - Ventos

sábado, 23 de janeiro de 2010


A Organização Mundial de Meteorologia anunciou hoje que a maior rajada de vento da história, sem ter qualquer relação directa com tornados, ocorreu  no dia 10 de Abril de 1996 na Ilha de Barrow a Oeste da Austrália. A velocidade alcançada pelo vento foi de 408 Km/h.

O segundo maior registo da história ocorreu em Abril de 1934, no alto de um monte Americano, a marca do registo ficou-se pelos 373 Km/h.

Mas afinal o que é o vento?

A definição mais elementar pode traduzir-se da seguinte forma: São deslocamentos de ar de zonas de alta pressão para zonas de baixa pressão.


Existem vários tipos de vento:

Alíseo – São o resultado da ascensão de massas de ar que convergem de zonas de alta pressão (anticiclónicas), nos trópicos, para zonas de baixa pressão (ciclónicas) no Equador, formando um ciclo. São ventos húmidos, provocam chuvas nos locais onde convergem. Por essa razão, a zona equatorial é a região das calmarias equatoriais chuvosas.

Contra-alíseos – São ventos secos, responsáveis pelas calmarias tropicais secas. Sopram do Equador para os trópicos, em altitudes elevadas.

Monções – São os ventos que, durante o verão, sopram do Índico para a Ásia Meridional e durante o inverno, sopram da Ásia Meridional Para o oceano Índico.
As monções são classificadas da seguinte forma:

Monções Marítimas : Sopram do oceano Índico para o continente e provocam fortes chuvas na Ásia Meridional, causando enchentes e inundações.

Monções Continentais : Sopram do continente para o oceano Índico provocando secas no sul da Ásia.

Brisas – São ventos repetitivos que sopram do mar para o continente durante o dia e do continente para o mar durante a noite.

Superventos

Ciclone - É a designação genérica para ventos circulares, como tufão, furacão, tornado e willy-willy. Caracteriza-se por uma tempestade violenta que ocorre em regiões tropicais ou subtropicais, produzida por grandes massas de ar em alta velocidade de rotação. Os ventos ultrapassam os 50 km/h.

Furacão - vento circular forte, com velocidade igual ou superior a 108 km/h. Os furacões são os ciclones que surgem no mar das Caraíbas ( no oceano Atlântico) ou nos EUA. Os ventos precisam ter mais de 119 km/h para uma tempestade ser considerada um furacão. Giram no sentido horário (no hemisfério Sul) ou anti-horário (no hemisfério Norte) e medem de 200 km a 400 km de diâmetro. A sua curva assemelha-se a   uma parabólica. 

Tufão - É o nome que se dá aos ciclones formados no sul da Ásia e na parte ocidental do oceano Índico, entre Julho e Outubro. É o mesmo que furacão, só que na região equatorial do Oceano Pacífico. Os tufões surgem no mar da China e atingem o leste asiático.

Tornado - É o mais portentoso dos fenómenos meteorológicos, menor e mais intenso que os demais tipos de ciclone. Com alto poder de destruição, atinge até 490 km/h de velocidade no centro do cone. Produz fortes redemoinhos e levanta tudo à sua passagem . Tem um período de formação extremamente rápido, entre 10 e 30 minutos e tem, no máximo, 10 km de diâmetro. O tornado é menor e em geral mais breve do que o furacão, e ocorre em zonas temperadas do Hemisfério Norte.

Vendaval -  vento forte com um grande poder de destruição, que chega a atingir até 150 km/h. Ocorre geralmente de madrugada e a sua duração pode chegar a ser de cinco horas.

Willy-willy - Nome que os ciclones recebem na Austrália e demais países do sul da Oceania.

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início