Apophis - O Destruidor

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Pode parecer à primeira vista o nome de uma qualquer mega-produção de Hollywood, mas não é.
Apophis é o nome de um deus adoptado pela mitologia helénica a partir da inspiração  no deus egípcio Apep, o adversário das múmias. Apophis, para os gregos tem o epíteto de destruidor, mas não é de mitologia que vos vou escrever.

Apophis é também o nome com que a comunidade astronómica baptizou o asteróide 2004 MN4.

Este asteróide cujo nome real de baptismo é 99942 Apophis, onde 99942 significa que foi o 99942º asteróide a ser descoberto, o primeiro asteróide a ser descoberto foi o 1 Ceres, com cerca de 1000 Km de diâmetro. A maioria dos asteróides encontra-se numa região muito restrita do céu, chamada de cintura de asteróides e que se situa algures entre as órbitas de Marte e Júpiter.

O pequeno corpo celeste Apophis, foi descoberto em 2004 e tem aproximadamente 350 metros de diâmetro, faz parte de uma classe muito especial de asteróides , os asteróides da classe Apollo.
Estes asteróides têm a particularidade de ao longo da sua órbita ao redor do sol, fazerem aproximações rasantes à Terra, alguns deles chegam mesmo a cruzar a órbita terrestre, devido à sua excentricidade orbital. Estes objectos são considerados potencialmente perigosos, pelo risco real de poderem colidir com o nosso belo planeta azul.

Ora, o Apophis é um destes casos, por essa razão desde que foram determinados os seus parâmetros orbitais, a comunidade científica e astronómica espalhada pelo mundo inteiro tem-lhe prestado uma atenção muito especial, monitorizando a todo o instante a sua rota pelo espaço.

O caso não é para menos, segundo cálculos efectuados, existe o perigo real deste corpo celeste poder colidir com a terra em 2036.  Entretanto, os cálculos têm sido constantemente actualizados, uns aliviando mais as preocupações, outros acentuando as probabilidades de colisão, foi inclusive, apontada uma data para o impacto - 13 de Abril de 2036.

Será este o dia  que as profecias bíblicas apontam como o do juízo final?

Por enquanto, não existe ainda nenhum mecanismo que possa evitar a colisão de um objecto destes com a Terra.

Os Americanos e mais recentemente os Russos têm estado a desenvolver tecnologia com fins militares, mas que pode ser adaptada para  permitir a destruição destes corpos antes de atingirem a Terra.

O impacto de um objecto destes com o nosso planeta  teria consequências catastróficas, muito provavelmente eliminaria da face da Terra todos os seres vivos, ou no mínimo, faria uma destruição colossal.

Por enquanto, podemos todos dormir muito descansados, 2036 ainda está longe e a probabilidade de sair de casa e levar com uma telha na tola, ainda é mais elevada do que levar com um meteorito em cima, mas não convém confiar demais.

Os dinossauros que o digam... Há 65 milhões de anos foram extintos, muito provavelmente por causa de um evento apocalíptico destes.

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início