Deus porque destroçaste o Haiti?

domingo, 17 de janeiro de 2010

O Haiti está mergulhado num dos maiores horrores dos tempos modernos. A imensa tragédia que se abateu sobre o país mais pobre da América, em consequência do sismo da passada terça-feira, só veio aflorar ainda mais a miséria em que sempre viveu o povo deste país.

A população Haitiana é maioritariamente analfabeta e o estado não proporciona meios de acesso de ensino aos cidadãos, por isso, não admira que os Haitianos sejam profundamente influenciados pelas crenças religiosas.

As estimativas mais terríficas apontam para mais de 200 mil mortos, feridos serão à volta de 700 mil, e desalojados poderão ser à volta de 1,7 milhões.

O sofrimento e a dor, a fome, o perigo das epidemias, a violência associada a gangues de pilhagens, a miséria generalizada num único sentido, são algo de inimaginável, nem mesmo Dante se atreveria a  conceber semelhante tragédia.

O sismo do passado dia 12 não poupou ninguém, nem mesmo os servos da Igreja Católica. Dezenas de crentes morreram soterrados nas igrejas, entre eles o próprio cardeal do Haiti. Segundo alguns especialistas em geofísica, o sismo do Haiti foi 35 vezes mais forte do que a bomba atómica lançada sobre Hiroshima na 2ª Guerra Mundial.

Perante tudo isto e principalmente por causa destas tragédias, é que eu questiono a existência de Deus.

Deus porque destroçaste o Haiti  e espalhaste tanta morte e tanto sofrimento?

Se Deus existe, então ele tem que ser muito bárbaro, sádico, selvagem, severo, cruel, malvado e todos os adjectivos que se ajustem à similitude deste carácter, para se permitir chacinar tantos inocentes que até acreditam nele, não poupando ninguém, nem mesmo as crianças, cuja único pecado cometido foi terem nascido por sua interposta vontade, nem tão pouco, os seus mais imaculados seguidores, os membros clericais se salvaram, esses que são os propagadores da sagrada palavra, por ele emanada.
Deus não só condenou este povo à desgraça permanente, sempre os abandonou ao infortúnio, como agora os destroçou neste golpe sem apelo nem misericórdia.

Para se erguer dos escombros, o que o Haiti menos precisa no momento é de rezas e milagres, de  preces  e de genoflexões de mãos erguidas ao céu.

O Haiti precisa sim de toda a ajuda material e acima de tudo, que as mãos não se ergam para os céus mas que se estendam às mãos do seu semelhante, num gesto universal de solidariedade.

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início