Telescópio Kepler já mostra serviço!

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

O telescópio espacial americano Kepler, foi lançado em Março de 2009 e  tem por missão principal, encontrar planetas com condições que possam albergar formas de vida fora do sistema Solar.

A nasa divulgou recentemente as primeiras descobertas do Kepler:

Cinco planetas extra-solares e dois objectos misteriosos que estão a intrigar os cientistas da Nasa que monitorizam os dados da missão, são para já a montra de serviço do telescópio.


Os cinco novos exoplanetas são todos muito quentes para albergar formas de vida, pelo menos na forma que a conhecemos na Terra.

Quanto aos dois objectos misteriosos, os astrónomos que acompanham a missão do Kepler afirmam  que os corpos celestes são demasiado quentes para serem planetas e demasiado pequenos para poderem ser estrelas.
Os objectos giram ao redor de estrelas e têm um tamanho semelhante ao do planeta Júpiter.

Bill Borucki, chefe da missão do Kepler, explicou que os corpos celestes são milhares de graus mais quentes do que as estrelas que orbitam, o que significa que provavelmente não são planetas.

Jason Rowe, o autor da descoberta, baptizou os objetos de "companheiros quentes" pelo fato de no seu interior a temperatura poder atingir 14 400 graus centígrados, temperatura suficiente para por exemplo, derreter o ferro.

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início