Telescópio WISE descobre o asteróide vizinho 2010 AB78
quarta-feira, 27 de janeiro de 2010
(Para ampliar clicar na imagem)
O 2010 AB78 (ponto vermelho na parte superior da imagem) tem 1 km de diâmetro, mas não representa qualquer risco para a Terra.
O telescópio espacial WISE (Wide-field Infrared Survey Explorer) , lançado em dezembro de 2009, detectou o primeiro asteroide de centenas que a Nasa, agência espacial americana, espera encontrar nos arredores da Terra nos próximos anos. A Nasa informou que o recém-baptizado 2010 AB78, descoberto em 12 de dezembro não representa nenhum risco de colisão com o nosso planeta.
O objeto tem cerca de 1 km de diâmetro e está a cerca de 158 milhões de km da Terra. Segundo a Nasa, o asteróide tem uma órbita elíptica e aproxima-se do Sol tal como a Terra, mas por causa da sua trajetória inclinada, não se aproximará da Terra por muitos séculos. Apesar de não causar riscos, os cientistas continuarão a monitor este enorme rochedo espacial.
Centenas de asteróides e cometas passam relativamente próximos da Terra todos os anos - alguns chegam mesmo a cruzar a órbita terrestre e alguns de reduzido tamanho acabam por atravessar a nossa atmosfera, sendo que a maioria não resiste ao atrito e acaba por se desintegrar a grande altitude.
Apesar de raros, ao longo da história do nosso planeta, já aconteceram alguns impactos de objectos com maior dimensão e cujas consequências foram catastróficas.
Em geral a comunidade cientifica tem como aceite uma teoria para o desaparecimento dos dinossauros . Segundo essa teoria um asteróide com cerca de 10 Km de diâmetro teria colidido com o nosso planeta há 65 milhões de anos, tendo provocado a extinção em massa dos seres vivos que então dominavam os habitates deste planeta - Os dinossauros.
0 comentários:
Enviar um comentário