Viagem pelas luas de Saturno - Parte 2

segunda-feira, 9 de março de 2009


Continuando a saga de uma viagem virtual aos principais satélites de Saturno, hoje vamos abordar mais 3: Encelado, Mimas e Tétis.

ENCÉLADO

Encelado foi descoberto em 28 de Agosto de 1789 por William Herschel, tem cerca de 500 Km de diâmetro, dista em média 238 000 Km de Saturno, tem uma temperatura média superficial de -198ºC.

Encelado tem uma característica que faz dele o corpo celeste com maior albedo (reflexão de luz) conhecido, a sua superfície é composta de gelo puro, esta lua reflecte praticamente toda a luz que recebe do Sol, por essa razão é mais fria que as outras luas de Saturno.

A sua geologia é composta por pelo menos cinco diferentes tipos de terreno, além de crateras, há planícies suaves e extensos vales e trincas lineares.

Os cientistas acreditam que esta lua é responsável pela existência do anel E de Saturno. Devido a um mecanismo que ainda não se conhece muito bem, Encelado liberta algumas plumas de matéria gelada para o espaço e que são agregadas ao anel E de Saturno, os cientistas acreditam que este processo se deve a actividade vulcânica no interior do satélite, o que provoca a liquefacção do gelo mesmo com baixas temperaturas ou então a composição do material à sua superfície é de um outro material que não gelo puro.

MIMAS

Mimas é uma das grandes luas de Saturno com 397,2 km de diâmetro e com um período orbital de 0,94 dias, é o menor corpo do sistema solar com um formato aproximadamente esférico, foi descoberta por William Hershel em 1789.

Mimas dista aproximadamente 185 000 Km de saturno e a temperatura à superfície é de -200º C, a baixa densidade de Mimas (1,17) indica que o satélite é composto basicamente de gelo de água com apenas uma pequena quantidade de rocha.

Apesar do seu pequeno tamanho, existem algumas evidências de remodelação da superfície, possivelmente o resultado do derretimento parcial da crosta gelada

Entre as várias crateras sobressai uma no hemisfério que comanda o movimento orbital, a cratera Herschel. A cratera Herschel é uma gigantesca depressão com um terço do diâmetro de Mimas: 130 km de diâmetro, 9 de profundidade e um pico central, sendo assim a maior estrutura resultante de um impacto do sistema solar. Só por mera casualidade, o colossal impacto que gerou a cratera Herschel não estilhaçou Mimas completamente.

TETIS

Tétis foi descoberta por Giovanni Cassini em 1684. É um corpo gelado semelhante na natureza a Dione e a Rhea. Tem 530 Km de diâmetro e a temperatura média à superfície é de -187ºC.

A lua dista em média 294 000 Km de Saturno, é composto quase totalmente por água gelada. A superfície gelada de Tétis está intensamente crivada de crateras e contém rachaduras causadas por falhas no gelo. O terreno é composto por regiões com muitas crateras, com uma cintura escura com poucas crateras que se estende ao longo do satélite. As poucas crateras da cintura indicam que Tétis já foi internamente ativa, provocando a reformação da superfície em partes do terreno antigo.

Das suas caracteristicas geológicas destacam-se uma enorme trincheira chamada Ithaca Chasma com cerca de 65 quilómetros de largura e vários quilómetros de profundidade. Cobre três quartos da circunferência de Tétis.

Destaca-se ainda a enorme bacia de impacto com 400 quilómetros chamada Odysseus. A cicatriz do impacto estende-se por mais de dois quintos do satélite.

Quando Odysseus foi criada, a cratera deve ter sido profunda com uma cordilheira montanhosa elevada e um pico central alto. Ao longo do tempo, o fundo da cratera adaptou-se à forma esférica da superfície de Tétis, e o anel da cratera e o pico central colapsaram.

(...Continua)

PUBLICAÇÃO : O COMENDADOR

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início