NASA anuncia preliminares para a Missão Europa

segunda-feira, 9 de março de 2009

EUROPA
A NASA anunciou a sua próxima missão planetária, trata-se da Missão Europa, que tem por objectivo o envio de uma sonda planetária para explorar a lua Europa que integra o sistema de Júpiter.

As últimas pesquisas efectuadas ao satélite de Júpiter, indicam a probabilidade de existirem oceanos por debaixo do espesso manto de gelo que cobre a superfície. Os investigadores acreditam que esses oceanos submersos, poderiam albergar formas de vida.

Uma das curiosidades deste satélite é o facto da sua superfície ser extremamente lisa, o que à escala planetária se permitiria comparar Europa a uma bola de bilhar, as características da sua superfície e a ausência de grandes crateras de impacto sugerem que a superfície é bastante jovem e constituída essencialmente de gelo de água e azoto.

Não está previsto no entanto, que esta missão avance antes de 2025, pelo que tudo ainda está em fase preliminar. Europa juntamente com Titã, o satélite de Saturno, são actualmente as prioridades para a NASA, por possuírem na sua atmosfera e na sua superfície os ingredientes necessários para a geração de formas de vida.


PUBLICAÇÃO : O COMENDADOR

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início