Asteróide 2009 DD45 faz tangente à Terra

segunda-feira, 2 de março de 2009


Um asteróide recentemente descoberto e com um diâmetro de aproximadamente 40 metros, efectuou hoje um perigoso cruzamento com a órbita terrestre.

O asteróide foi descoberto por astrónomos Australianos no passado dia 31 de Janeiro e foi baptizado de 2009 DD45, passou a apenas 72 000 Km da Terra nesta segunda-feira, pelas 10h 40m da manhã.


Este é um asteróide típico da classe Apollo, estes asteróides no seu movimento em redor do Sol cruzam sempre a órbita terrestre em algum ponto, potenciando assim o risco de um impacto catastrófico. Alguns destes asteróides terão já colidido com a terra em tempos passados, como o provam algumas crateras de impacto espalhadas pelo planeta.


Fonte : Apollo 11

PUBLICAÇÃO : O COMENDADOR

4 comentários:

Anónimo disse...

Hoje eu e minha família estavamos vendo o céu do DF e vimos um pequeno ponto vermelho q se mechia i tinha um rabo brilhante...
acha q teria possibilidade de ser o Asteroide?

O Conspirador disse...

Lamento desapontá-lo mas definitivamente o que o senhor viu não foi o asteróide 2009 DD45.
A distância a que passou da Terra e o seu reduzido tamanho tornaram-no invisível para o olho humano, ele só foi perceptível com o uso de potentes telescópios.
O que viu não faço ideia, mas pode ter sido um satélite ou um pequeno meteorito.
Cumprimentos e obrigado pela visita

laschonhals disse...

E sobre o asteroide de 2012, disseram que provavel que se choque com o solo terrestre em grande impacto, causando o fim da humanidade, se ele realmente existe, seria algum desda órbita mostrada no desenho acima? (A fonte é: www.doismiledoze.com)

O Conspirador disse...

Boas Laércia
Antes de mais aceite os meus cumprimentos e seja bem-vinda a este espaço.

Essa alusão que faz ao fim do mundo em 2012, trata-se de uma profecia inspirada pelos Maias. Porque se trata de uma profecia e não de uma evidência, deve ser analisada como tal, ou seja enquanto profecia tem o valor que cada um lhe quiser atribuir.

Já relativamente aos asteróides, posso quase garantir-lhe sem qualquer profecia que a questão que se coloca sobre os impactos de objectos celestes pela comunidade cientifica, não é se vão acontecer, mas sim, quando vão acontecer, porque é inevitável que assim seja.
Efectivamente quase todos os asteróides que se aproximam da Terra provêem da chamada zona do cinturão de asteróides algures entre Marte e Júpiter. Portanto se algum asteróide vier a provocar a extinção em massa de seres vivos e da própria humanidade, quase de certeza que virá desta região mostrada no desenho de cima.
Mas por enquanto não se perturbe nem deixe que um asteróide lhe tire o sono, as probabilidades de um impacto são reais, mas é mais provável ter um acidente de automóvel do que a Terra ser atingida por um asteróide capaz de provocar um armagedão.

Cumprimentos

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início