Nasa lança missão Kepler esta madrugada

sexta-feira, 6 de março de 2009


Será por volta das 2 da madrugada de sábado (hora de Lisboa) que será lançada uma das mais esperadas e ambicionadas missões espaciais dos últimos tempos.

Com um custo estimado de 600 milhões de dólares, a sonda Kepler consiste num observatório espacial, projectado pela NASA que deverá procurar planetas extra-solares. Para esta finalidade, a sonda deverá cerca de 100.000 estrelas semelhantes ao Sol na região das constelações de Cisne e Lira na Via Láctea, por um período de quatro anos, a fim de detectar alguma ocultação periódica de uma estrela por um de seus planetas.

A Kepler não deverá permanecer na órbita da Terra e nem numa órbita heliocêntrica. A Kepler seguirá uma órbita de perseguição à órbita solar da Terra. o objectivo é evitar que a Terra possa ocultar alguma estrela durante as observações. A sonda Kepler terá por missão encontrar planetas fora do nosso sistema solar que tenham semelhanças com a Terra e que tenham potenciais condições para albergar vida.

Desde 1995, 337 exoplanetas (exteriores ao nosso sistema solar) foram descobertos ao redor de estrelas, mas são muito maiores que a Terra e estão em locais ou condições que tornam impossível a existência de vida.

A sonda encontrará provavelmente centenas de planetas do tamanho da Terra e maiores, mais ou menos distantes da sua estrela.

Se os planetas de tipo terrestre forem frequentes na zona habitável de seu sistema solar, a sonda Kepler poderá descobrir dezenas deles.

Se pelo contrário, estes planetas forem raros, a sonda talvez não encontre nenhum, sugerindo assim que a Terra seria uma excepção no Universo.

PUBLICAÇÃO : O COMENDADOR

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início