Celebrações da Semana Santa - Procissão do pénis

sexta-feira, 20 de março de 2009

O sentimento fervoroso da religiosidade tem tentado assentar arraiais pelas terras de Santa Maria.
Algumas instituições com ligações à Igreja Católica, alguns párocos e autarcas, ao longo dos últimos anos, não se têm poupado a dinheiro e a esforços, numa clara tentativa de arrebanhar o povo para as suas causas. Seja pela fé divina ou pela colecção de votos, a coisa vai de vento em popa...

Em plena época quaresmal e com a Páscoa aí à porta, com ela vem também a semana das celebrações pascais. Faz-se um esforço para manter a tradição; pintam-se muros, caiam-se paredes, abrem-se as janelas, arejam-se as casas, estendem-se as peças de linho ao sol, leva-se a regueifa doce ao forno, enfim, faz-se aquelas coisas tradicionais... há uma no entanto, cujas origens se perdem no tempo (talvez 10 anos) - As celebrações da Semana Santa em Santa Maria da Feira.

Como a história da paixão de Cristo até ao monte Calvário é sempre a mesma, não é fácil recriar novos conteúdos que apelem à presença maciça de pessoas no evento.
Assim sendo o "Feira,... das Comendas!", pretende dar o seu contributo para engrandecer o sentido imaginativo do acontecimento, estamos certos que a nossa sugestão fará as delícias do povo para gáudio dos organizadores.

Como no ano passado tivemos a procissão dos lírios, a animar a festa, sugerimos que este ano se faça a procissão do pénis, inspirada numa ancestral tradição japonesa.

A crença popular japonesa acredita, que o culto simbólico do pénis traz sorte para as mulheres que querem ter filhos e aos homens que se querem casar. Como se percebe, o propósito da fertilidade e da procriação é bastante válido e altruísta para os desígnios moralistas da Santa Igreja Católica.

O "Feira,... das Comendas!" recomenda vivamente a apreciação e deleite das imagens que marcaram o evento de 2008.

(não é muito conveniente clicar nas fotos para ampliar mais do que já está!)

PUBLICAÇÃO : O GADANHA

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início