"Gente branca de olhos azuis..."

segunda-feira, 30 de março de 2009


Como tenho vindo a transmitir, sucessivamente, o ser humano é incrivelmente egoísta. Manifesta-se das mais diversas formas, mas aquela que pretendo evocar está associada à gente que vive em palacetes, anda de limusina, possui jactos privados e vestem fatos de milhares de euros. Essa “gente” dá-se pelo nome de CEO ´s.
Como Lula da Silva afirmou, “esta crise não foi criada por negros, índios ou pessoas da rua, mas sim por gente branca de olhos azuis”. Percebe-se perfeitamente, o desabafo de Lula da Silva, porque, também ele foi um simples operário (sindicalizado) e sentiu as dificuldades do comum dos mortais, e por isso, revela-se intransigente quanto aos responsáveis por esta crise.
Nos EUA, o país mais liberal do mundo, os banqueiros e grandes empresários actuam de uma forma tão descarada, cobarde e sem escrúpulos que solicitando a ajuda do estado para sobreviverem, agora premeiam-se com bónus chorudos e regalias, à custa do contribuinte americano. A história chega mesmo a ser engraçada, pois aquele país que mais defendeu o neoliberalismo através dos neo-conservadores, foi o primeiro a tomar ímpetos “neo-socialistas” assim que sentiu a crise a tomar proporções inimagináveis. Eu diria que o capitalismo está pronto para as curvas, em tempos de bonança, porque quando causa mossa e deteriora as fundações de uma economia saudável, vê-se forçado a clamar pelo socialismo.
Tal como Lula, Barack Obama começa a puxar os galões de esquerda e passa das palavras aos actos. A maior seguradora do mundo, AIG, tinha sido salva pelo governo norte-americano através da injecção massiva de vários mil milhões de dólares (165 mil milhões), e agora os seus gestores deleitavam-se, atribuindo prémios entre si de vários milhões de dólares.
O insulto ao povo americano foi de tal forma gravoso, que a administração Obama decidiu tributar esses prémios em 90%, o que incitou alguns desses gestores a entregarem o prémio, novamente. Não nos podemos esquecer que a AIG teve no final de 2008 um prejuízo de 62 mil milhões de dólares, o que agrava ainda mais esta situação, uma vez que releva a total falta de solidariedade destes senhores para com a situação financeira do grupo. É como quem diz: “Olha o meu!”
Obama não se ficou por aqui, solicitou ao CEO da General Motors, Rick Wagoner, para se demitir, dado que se revelava incapaz de apresentar uma solução de reestruturação fiável da empresa. E digo fiável, pois este senhor apresentava uma solução, mas que onerava os contribuintes americanos em vários mil milhões de dólares, enquanto ele ganhava cerca de 4 milhões de dólares anuais.
Quando estes senhores não são punidos pela lei ou não se envergonham da sua falta de competência, as populações constantemente espoliadas, demonstram a sua raiva. Assim na Escócia, um grupo de indivíduos intitulados, “Bank Bosses are criminals” (Os banqueiros são criminosos), atacou o carro e a casa de Fred Goodwin, executivo do Royal Bank of Scotland , à pedrada. O grupo afirmou: “É inadmissível que pessoas ricas, como ele, vivam no luxo e gastem uma quantia enorme de dinheiro, enquanto pessoas comuns vivem sem-teto, na miséria e no desemprego. Isso é um crime. Esses banqueiros deveriam ir para a cadeia. Isso é apenas o começo".
Podemos estar perante uma nova caça às bruxas, mas estes senhores colocaram-se a jeito.

1 comentários:

QuercusSuber disse...

Pena o Lula não saber quer a filha do José Eduardo dos santos é negra....é Banqueira, e certamente corrupta.

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início