Roland Berger a consultora dos despedimentos selectivos

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

A consultora Roland Berger está a realizar o estudo de viabilização económica da Aerosoles.

Achei engraçado que o administrador da empresa de calçado viesse a público dizer que, apesar de não estar ainda disponível o relatório final da Roland Berger, está convencido que o relatório irá apontar para a redefinição dos quadros de pessoal, com inevitáveis despedimentos de trabalhadores.

Isto só tem graça porque não é nenhuma novidade, toda a gente já percebeu que a Roland Berger aponta sempre para despedimentos de pessoal nos estudos que tem feito. Basta lembrar os relatórios dos estudos na Rhode e em muitas empresas Alemãs; a conclusão é sempre a mesma:
Despedimentos de pessoal e redução de postos de trabalho.

Ora, para uma decisão destas, qual era a necessidade de gastar dinheiro com um estudo feito por uma consultora?

Outra das conclusões da Roland Berger aponta para a necessidade de injectar muito capital , ou seja, grandes quantidades de dinheiro, como forma de viabilizar a empresa.

Que novidade!?

Então se a empresa não tem dinheiro para comprar matérias-primas e terá muitas dificuldades em assegurar o pagamento dos vencimentos aos trabalhadores do mês de Janeiro, só poderia mesmo precisar de muito dinheiro.

Então para que é que serve a Roland Berger?... pretende ser uma empresa de consultoria altamente qualificada e reconhecida internacionalmente, cujos estudos servem de muleta aos interesses do grande patronato, paralelamente, com estes estudos pretende fazer-se vista grossa aos pressupostos que permitiram que o estado apoiasse com subsídios, apoios financeiros e isenções fiscais muitas destas empresas multinacionais.

Outra das consequências destes estudos, é o subreptício despojamento progressivo de trabalhadores destas empresas, com o objectivo de fragilizar numericamente a luta dos trabalhadores na reivindicação dos seus direitos.

A finalidade última destes estudos, é avalizar indirectamente a deslocalização futura destas empresas para paraísos de exploração laboral.


PUBLICAÇÃO : O GADANHA

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início