Corticeira Amorim aposta na diversificação - Interior do novo Mercedes F700 feito em cortiça

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009


MERCEDES F700

A Corticeira Amorim, o maior exportador mundial de cortiça, desenvolveu um interior feito em material de cortiça para o novo protótipo F700 da Mercedes-Benz, no âmbito da aposta da empresa portuguesa na inovação e sustentabilidade do sector.

Segundo fonte da Corticeira Amorim, o interior deste novo modelo "promove o equilíbrio harmonioso entre a tecnologia e a natureza" através da utilização da cortiça para forrar as portas, o tecto e o centro que percorre o habitáculo.

Já apresentado no Frankfurt Motor Show, a maior exposição mundial da indústria automóvel, o protótipo utiliza a cortiça e o couro natural "para criar um maior conforto e apostar na valorização ambiental e na diferença estética".

O objectivo é tornar o modelo "mais confortável, luxuoso e 'amigo do ambiente'", destaca a Corticeira Amorim.

A corticeira Amorim tem desenvolvido nos últimos anos, uma vasta gama de novos produtos com aplicação de cortiça.

A aplicação da cortiça no interior de um automóvel é uma nova área de negócios de valor acrescentado para o sector da cortiça, resultado do investimento em Investigação & Desenvolvimento (I&D) que tem vindo a ser feito por um grupo liderado pela Corticeira Amorim.

Foi criado em Outubro de 2003 um "modelo de inovação único", com a contratação de um cientista da Universidade do Minho (Rui Reis) para os quadros da Amorim e a assinatura de um protocolo com aquela universidade para criação de uma equipa totalmente dedicada à investigação em cortiça.

Desde então, esta equipa tem vindo a desenvolver novas aplicações "nunca pensadas" em cortiça, de que é exemplo esta colaboração com a indústria automóvel, mas também com outros sectores de actividade, "para incentivar a utilização da cortiça como produto sustentável".

Como resultado, estão em curso projectos para utilização da cortiça na absorção de derrames de crude, produção de colas e vernizes e na indústria alimentar, de cosméticos e farmacêutica, através da extracção de determinados componentes da cortiça com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Já lançada pela fabricante de acessórios para novas tecnologias Griffin Techology foi uma embalagem para o iPod, da Apple, feita em cortiça natural, e está também no mercado um caiaque com interior em cortiça, considerado o melhor caiaque de competição e no qual foram conquistadas grande parte das medalhas olímpicas.



Comentário do Comendador:

"Numa altura em que o sector corticeiro atravessa uma grave crise, crise essa que é boa verdade foi despoletada pelo Grupo Amorim e pela forma selvagem como concorrem no mercado com as outras empresas do sector, esta é sem dúvida uma boa notícia, essencialmente para o Grupo Amorim, já que as restantes empresas do sector dificilmente terão arcaboiço financeiro e benesses do estado, para desenvolver novas aplicações na área da cortiça, para além dos tradicionais vedantes.

O Grupo Amorim dá assim mais um passo decisivo, rumo ao monopólio total da indústria corticeira."

Fonte : Público Online

PUBLICAÇÃO : O COMENDADOR



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