Casa da Música - Marca o arranque oficial do Ano Internacional da Astronomia em Portugal

sábado, 31 de janeiro de 2009

A Casa da Música (CdM), no Porto, assinala este sábado, 31 de Janeiro, a abertura oficial do Ano Internacional da Astronomia com uma iniciativa inédita que conjuga a música com a projecção de imagens de diversos astros.

A CdM disponibiliza ainda telescópios para observar o céu.

A Orquestra Nacional do Porto e o Coral de Letras da Universidade do Porto, dirigidos pelo maestro britânico Martin André, vão interpretar obras de vários compositores, todas relacionadas com a astronomia.

"Ceres", de Mark-Anthony Turnage, "Asteroid 4179 - Toutatis", de Kaija Saariaho, e "Os planetas", de Gustav Holst, são algumas das composições que serão interpretadas neste concerto, realizado em parceria com a Sociedade Portuguesa de Astronomia.

Antes do espectáculo, realiza-se a cerimónia oficial de abertura do Ano Internacional da Astronomia, que inclui uma conferência da astrónoma Teresa Lago, responsável pelo Centro de Astrofísica da Universidade do Porto.

Nesta conferência, intitulada "O que queremos descobrir sobre o Universo?" será feito um balanço dos principais temas em questão quando se discute a criação e o funcionamento do Universo.

A iniciativa encerra, ao final da tarde, com a observação do céu, na praça fronteira à Casa da Música, utilizando telescópios disponibilizados por astrónomos amadores.

A organização Portuguesa do Ano Internacional da Astronomia quer distribuir gratuitamente 100 mil kits de astronomia para que qualquer pessoa possa fazer observações.

PUBLICAÇÃO : O COMENDADOR

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início