Ciência - Cometa C/2007 N3 Lulin visita o sistema solar interior

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Nos próximos tempos vai ser possível observar a olho nú um fenómeno celeste sempre espectacular, falo-vos da visita do cometa C/2007 N3 Lulin ao sistema solar interior.

Actualmente o cometa já é visível a olho nu, mas terão que estar reunidas algumas condições excepcionais, como a ausência de poluição luminosa e atmosférica par o poder observar.

Depois ainda será preciso ter uma vista bem apurada, já que a luminosidade actual do objecto, 5,9 de magnitude aparente, está no limiar da percepção da vista humana.

Será necessário esperar pelo dia 24 de Fevereiro, quando o cometa atingir o seu ponto mais próximo da terra (perigeu - a 59 milhões de Km) para aí sim, poder ser contemplado em todo o seu esplendor. A magnitude aparente prevista para essa altura será de 4, mais do que suficiente para poder ser visto, desde que o céu esteja límpido.

A melhor forma de o poder observar é usando uns binóculos de grande angular e apontá-los para a constelação da balança, que tem por referência próxima a magnífica constelação do escorpião e a sua estrela mais brilhante Antares.

Atenção que para o poder observar tem que ser durante a madrugada, tem o seu "nascimento" por volta das 2 das manhã, orientando a visão para leste. Em Fevereiro já será possível vê-lo um bocadinho mais cedo.



O Cometa Lulin (C/2007 N3) foi descoberto em 2007 por um grupo de astrónomos de Taiwan e da China.


PUBLICAÇÃO : O COMENDADOR

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início