Amadeu Albergaria no país das maravilhas

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009


O boletim de propaganda camarário de Dezembro, dá um especial enfoque à educação do concelho, e escrevo do concelho e não no concelho, porque o vereador quer fazer da Feira um concelho educador, quando deveria querer um concelho com boas condições para o ensino .

Há quem se entretenha a contar o número de fotografias que aparecem de cada elemento do elenco municipal, eu preferi contar o número de páginas que é destinado a cada área de vereação.

No caso concreto da educação, o número de páginas é significativo, nada mais nada menos que 19 páginas, ou seja um pouco menos de metade do boletim é dedicado aos feitos, programas e projectos da área educativa do concelho.

Amadeu Albergaria, vereador da educação, como não podia deixar de ser é quem encabeça todo o folhetim relativo à educação. O que mais chama a atenção são os infindáveis programas inseridos no âmbito das iniciativas pela educação no concelho,

Ao todo são quase 40, dos quais um programa bastante interessante que se denomina XL-party, que assim ao ouvido soa a nome de festa Rave erótica, (aquelas mega festas malucas, com batida sonora a condizer onde se dança, bebe, fuma, fo..., enfim faz-se tudo na maior das diversões até caír para o lado) mas lendo mais em pormenor, ficamos quase com a certeza que não é bem uma "rave parade", mas andará lá próximo, não na grandeza pelo menos nos nobres propósitos da coisa.

Olvidando estes pormenores pouco importantes das XL-party, na verdade o que me espantou naquele imenso rol de actividades, de projectos e de intenções de obra, foi não ler nenhuma alusão á substituição das coberturas de amianto que existem nos edifícios de muitas escolas do concelho. É estranho que nem uma pequena menção seja feita a este problema grave, pois é sabido que o amianto é potencialmente cancerígeno, potencialidade essa que se agrava com o envelhecimento das infraestruturas. Com a degradação dos materiais, mais facilmente se desprendem partículas por acção de agentes atmosféricos, partículas essas que depois se depositam no solo ou são levadas pelo vento podendo ser inaladas, e aqui sim tornam-se efectivamente muito maléficas para a saúde.

Como dizia anteriormente é estranho e até lamentável que um problema desta grandeza não mereça a atenção devida por parte de quem tem responsabilidades nesta matéria.
Espero pelo menos, que apesar de não ser feita nehuma referência à substituição das coberturas de amianto, esta estejam já incorporadas nos projectos de renovação e beneficiação do parque escolar.

Além de ser um assunto recorrente, a questão da substituição das coberturas de amianto já foi inclusive objecto de promessa do senhor vereador, que prometeu uma atenção mais cuidada da situação. Para começar era importante fazer um levantamento geral dos edificios públicos e das escolas do concelho que comportam este tipo de material, é importante que se diga que a União Europeia já desde 2002, que impôs uma normativa no sentido de proibir o uso deste tipo de material.

Não basta fazer folclore sobre tudo o que se faz na educação, se algumas acções são positivas outras há que deixam muito a desejar tanto pelo seu atraso, como são os novos centros escolares de Mozelos e de Lamas, cujas obras parecem não ter fim à vista, contrariando inclusive, aquilo que era a firme convicção do senhor vereador, como a questão do amianto e da reabilitação das infraestruturas de muitas escolas EB1 do concelho.

Para finalizar e só por mera curiosidade, o Amadeu Albergaria, para além de desempenhar funções no pelouro da educação acumula igualmente a área da juventude, do desporto e da cultura, se voltarmos à nossa contabilidade , a somar às 19 páginas sobre educação, devemos somar igualmente 8 sobre a viagem medieval, mais 4 sobre o festival da juventude, mais 2 da escola de educação rodoviária ("excelentes exemplos" tem esta câmara para dar em matéria de segurança e prevenção rodoviária) e mais 1 sobre a terra dos sonhos e outra sobre a festa das fogaceiras, num total de 35 páginas.

Este número é extraordinário se tivermos em conta que o número total de páginas da revista é de 57.

Com tantas páginas de floriado, o Amadeu Albergaria bem que podia ser entronizado como rei de ouros no "país das maravilhas" da Alice!

PUBLICAÇÃO : O GADANHA

1 comentários:

Pedro Oliveira disse...

Mais vale parecer que ser...
Lá diz o velho ditado...

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início