Ciência - Cientistas a caminho de resolver o dilema de Darwin

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Encontrados fósseis microscópicos pré-câmbricos em excelente estado de preservação

O estudo centrou-se na formação rochosa de Shropshire, na Inglaterra, conhecido como o Supergrupo Long Mynd


O estudo centrou-se na formação rochosa de Shropshire, na Inglaterra, conhecido como o Supergrupo Long Mynd.

“Não posso dar uma resposta satisfatória à questão de porquê não se encontraram ricos depósitos fossilíferos pertencentes a estes períodos anteriores ao Câmbrico”. A frase é de Charles Darwin, e foi escrita, em 1859, resumindo aquilo que veio a ser conhecido como o “Darwin's Dilemma”: a ausência de fósseis do período pré-Câmbrico (período que designa, ainda, o tempo entre o nascimento da Terra e o aparecimento dos fósseis de animais).

Richard Callow
Richard Callow
Agora, um grupo de cientistas da Universidade de Oxford afirma ter uma solução para o “Dilema de Darwin”, descobrindo uma série de fósseis. Num documento publicado hoje no Journal of the Geological Society, Richard Callow e Martin Brasier do Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Oxford orientaram-se pela teoria de selecção natural de Darwin e pelos dados que ele deixou no âmbito do seu dilema, ou seja, que no período câmbrico (há 542 milhões de anos) houve uma explosão de vida e um aumento subito de diversidade das espécies, embora nunca tenha encontrado provas fósseis anteriores.


O estudo centrou-se na formação rochosa de Shropshire, na Inglaterra, conhecido como o Supergrupo Long Mynd, que já tinha sido analisado no tempo de Darwin pelo geólogo J.W. Salter. Suspeitava que elas tivessem registos de vida pré-câmbrico, mas não conseguiu ir além de pequenos vestígios de marcas deixadas por organismos – aos quais Darwin deu nota n'“A Origem das Espécies”.

Martin Brasier
Martin Brasier
Richard Callow e Martin Brasier utilizaram as recolhas originais de J.W. Salter, bem como novas amostras recolhidas em Long Mynd, que pela primeira vez revelaram uma série de fósseis microscópicos em excelente estado de preservação. Segundo revelam os dados publicados, os fósseis representam uma grande variedade de vida micro do período Ediacarano, imediatamente anterior ao Câmbrico. Os dados publicados indicam que os fósseis estavam bem preservados. Alguns tinham ficado comprimidos por debaixo de capas de sedimentos, até formarem uma película de resíduos sobre a rocha, outros estavam conservados tridimensionalmente por petrificação. Havia também os que se tinham conservado em forma de impressões e moldes dentro das capas de sedimentos.

Darwin entendia que os fósseis do período pré-Câmbrico acabariam por ser encontrados, considerando que havia um enxame de seres vivos, mas só agora, depois de o dilema ter dado muito trabalho aos cientistas é que se prevê a sua solução.

Fonte: Ciência Hoje

PUBLICAÇÃO : O COMENDADOR

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início