Ano Internacional da Astronomia 2009 - apresentação do programa de eventos

sábado, 24 de janeiro de 2009

Dia 23 e 24 de Janeiro

A comissão que organiza as comemorações do Ano Internacional de Astronomia apresenta o programa de actividades para 2009 em Espinho.

III Encontro “Astronomia e Ciências Espaciais 2009 - Comunicação e Educação” no Centro Multimeios de Espinho reúne os diferentes agentes associados às actividades que vão realizar-se durante 2009 O programa completo do Ano Internacional de Astronomia (AIA2009) vai ser apresentado e discutido a partir de Sexta-feira (23), no Centro Multimeios de Espinho.

No primeiro dia da terceira edição do encontro “Astronomia e Ciências Espaciais”, será dado ênfase ao processo de criação do Ano Internacional de Astronomia em Portugal e aos projectos globais desenvolvidos pela Comissão Nacional do AIA2009.

A palavra será também dada aos Coordenadores de Actividade a fim de esclarecer a assistência sobre a forma como irão decorrer as iniciativas nos vários distritos do país. O III Encontro “Astronomia e Ciências Espaciais 2009 - Comunicação e Educação” requer também a participação activa de todos os que estão a planear actividades num âmbito mais particular, na sua localidade, em escolas, universidades, laboratórios ou em outras instituições.

No Sábado de manhã, o colóquio prossegue com as intervenções dos “participantes anónimos” do AIA2009 espalhados pelo país e dos principais organizadores dos grandes momentos do AIA2009 que vão partilhar as suas ideias e os seus planos com a "rede AIA2009". O Ano Internacional de Astronomia pretende proporcionar novas colaborações e interacções entre diferentes grupos científicos e estreitar a ligação entre os astrónomos ditos profissionais e os astrónomos amadores. As diferentes iniciativas permitem ainda dar a conhecer a Astronomia feita por Portugueses e envolver crianças e adultos num dos maiores acontecimentos astronómicos mundiais que vai ter repercussões em mais de 135 países.

MAIS INFORMAÇÕES e INSCRIÇÕES:
PROGRAMA:


ABERTURA NACIONAL DIA 31 DE JANEIRO

Uma semana mais tarde, no dia 31 de Janeiro (Sábado), uma série de iniciativas astronómicas marcam o início oficial do programa nacional do AIA2009 na Casa da Música, no Porto. Uma palestra proferida pela astrofísica Teresa Lago (“O que queremos descobrir sobre o Universo?”), um concerto subordinado ao tema “Uma viagem pelo Sistema Solar” e observações astronómicas no exterior da Casa da Música sucedem no Sábado à cerimónia oficial de abertura que tem lugar às 16h00.

INFORMAÇÕES

PUBLICAÇÃO : O COMENDADOR

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início