Telescópios Planck e Herschel a caminho do espaço

quarta-feira, 13 de maio de 2009

ESA Lança duas sondas para estudar a origem do universo

Os telescópios europeus Planck e Herschel, os mais potentes instrumentos espaciais construídos até hoje, serão lançados amanhã (5ª-Feira, 14/05/2009) rumo ao espaço a bordo de um foguete Ariane-5.

As missões Planck e Herschel tem o objectivo de explorar os confins do universo em busca da sua origem, para isso os dois aparelhos estarão equipados com potentes instrumentos de observação.

Ao chegarem ao espaço, os dois satélites serão separados e colocados na mesma órbita , onde ocuparão locais diferentes, a cerca de 1,5 milhões de km da Terra, onde as forças de gravidade do Sol e da Terra se equilibram.

No seu conjunto os instrumentos custaram 1,7 mil milhões de euros.

O observatório Planck, será colocado na cabeça do foguete, a sua missão consistirá em analisar as radiações fósseis do Big Bang e fornecer informação sobre a origem do universo e suas principais características. Estudará a geometria geral, a densidade e a expansão do espaço, graças a um telescópio integrado que capta radiações em forma de microondas para instrumentos do satélite, que lhe permitirão receber imagens do espaço em alta e baixa frequência.

O satélite Herschel, de 7 m de altura e 4,3 m de largura, captará radiações infravermelhas de grande amplitude de onda emitidas por alguns dos corpos mais frios e distantes do Universo, onde existem estrelas e galáxias em formação.

Assista ao vivo o lançamento da missão Herschel/Plank - 14/5/2009 a partir das 13h 40m (Hora de Lisboa)

PUBLICAÇÃO: O COMENDADOR

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início