Mozelos - Abel da Costa Tavares "despacha" trabalhadoras

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Antes de começar esta crónica queria pedir desculpa ao Kouzas&Louzas se, porventura, estiver a abusar do vosso conteúdo. Corri tudo na Net e só no vosso espaço é que consegui encontrar a imagem que melhor ilustra o que aqui pretendo escrever, desde já agradeço a disponibilização da foto (mesmo sem ter feito um pedido expresso, espero que não levem a mal).

Então é assim, o ministro Manuel Pinho quando juntamente com o primeiro-ministro José Sócrates veio fazer a apresentação do Plano de apoios à Indústria da cortiça, fez uma série de visitas a empresas corticeiras, empresas essas que segundo parece seriam empresas modelares no sector, segundo a perspectiva de Manuel Pinho, ou então, segundo a perspectiva que lhe quiseram incutir.

Uma dessas empresas que foi visitada a Abel da Costa Tavares, despertou um sentimento de grande comoção no ministro, quando algumas trabalhadoras empunharam um cartaz que agradecia ao ministro pelo facto de a sua intervenção ter permitido salvar o patrão e por conseguinte de lhes ter ajudado a manter os postos de trabalho. Na altura o ministro disse ter sentido um nó na garganta pela alegria das funcionárias e não tinha dúvidas que se as eleições fossem ali nem era precisa fazê-las, ganharia com 80% dos votos e se fosse possível as pessoas votariam nele 10 vezes, como se percebe a modéstia é uma característica intrínseca à personalidade de Manuel Pinho. Ficou ainda registada pelos jornalistas esta frase extraordinária que ilustra de forma inegável o seu orgulho:

"As pessoas estão aflitas e muito mais viradas para quem tiver soluções concretas em vez de teorias."




Pois bem, esta dita empresa Abel da Costa Tavares filial ACT-3 de Mozelos, que desconheço se viu aprovada a sua candidatura ao programa de apoio ao sector corticeiro, passado pouco mais de um mês, tratou de defraudar as expectativas e quebrar as ilusões às suas funcionárias e começou a dispensar trabalhadores, a re-estruturar os seus quadros ou então a despedir pessoal, o sentido e o significado é todo o mesmo.

Que moralidade é esta?

As trabalhadoras da empresa talvez comecem a perceber melhor o logro em que caíram ou foram obrigadas a cair, isto só tem um (2 ou +) nome(s) - indecência e mentira, ainda por cima com o aval do ministro Manuel Pinho e do governo PS.

É com a mentira mais vil que se embala o povo e se enganam os trabalhadores. Eu julgo até que esta situação deveria ser investigada com maior profundidade, já que a empresa em questão, obedece a um novo conceito de empresa, que a Abel da Costa Tavares faz questão de enaltecer como um inovador conceito de sinergia estratégica de pequenas e médias empresas no mesmo espaço físico, que traduzido à letra deve querer significar - antro alargado e em expansão de trabalho precário.

Deixo aqui a sugestão ao Manuel Pinho que ainda recentemente fez uma visita à empresa Álvaro Coelho SA.

Faça uma nova visita à Abel da Costa Tavares, quem sabe não receberá de novo doses imensas de emoção.

A emoção e principalmente a "comoção" e os "nós na garganta" ganhariam um novo sentido, talvez mais literal.

Vá lá Sr. Ministro! não desaponte estes trabalhadores, que eles votam 10 vezes em si!

PUBLICAÇÃO: O GADANHA

22 comentários:

Shrek disse...

Pedir desculpa? ora essa, nada de fazer cerimónia.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Descobri este blog a pesquisar na net.
Gostei.
Comentando, é deveras preocupante o silêncio dos sindicatos. O maior afecto à Intersindical e o menor afecto à UGT. Para umas situações o sindicato filiado na Inter pos a boca no trombone que o Alvaro tem salários em atraso que a Suberus... Enfim.
Agora passados 18 dias do fim de Abril a empresa aqui referenciada teria os salários de Abril por liquidar e dos sindicatos o que ouve? ...

Anónimo disse...

O OUTRO FUGIU!!!!!

Anónimo disse...

lourosa abel da costa tavares tambem quer despachar trabalhadores (férias forçadas mês de junho)não chegam a acordo(direitos dos trbalhadores que a
empresa não quer comprir)
***já não estão cá***
(PATRÔES)
*brasil*espanha*Suiça*??!!

Anónimo disse...

os patrões da abel da costa tavares andam fugidos não pagaram aos fornecedores nem a quem lhes prestou serviços e agora preparam-se para roubar os funcionários será que as entidades responsáveis (governo, justiça) não vão fazer parar estes ladrões

victor disse...

trabalho na abel da c. tavares,é uma empresa que nao beneficiou do dito subsidio,no entanto nada me deve(ainda),e ainda porque se esta a fazer das «tripas coraçao»,coraçao esse que o ministro M.Pinho nao tem(ajudou empresas que nao precisavam(eu conheço-as)e ignorou 550 trabalhadores)e agora vai ter de dar durante anos o subsidio de desemprego(faça as contas SR.Ministro e veja o quanto mais caro vai sair aos cofres do estado.obrigado

Anónimo disse...

Esse tipo já não pode fazer contas pois ontem mostrou realmente quem é **DIABO**LUCIFER**

Anónimo disse...

TODOS PRECISAM DE SUBSIDIOS, POIS ENTAO.
QT AO ABEL EU ACREDITO Q ESTA A ARRANJAR SOLUÇOES,EMBORA O DIZ Q DIZ Q SE AUSENTOU DO PAÍS.
SERÁ?
NÃ!

Anónimo disse...

Já tenho saudades do GADANHA, irra!
esqueceu-se de nós.

VESGA disse...

DERAM UMA GOLPADA NOS AMORINSITOS!
OH! QUE PENA....
MAS QM É Q ANDA SEMPRE A PEDIR SUBSIDIOS? E ROLA À CUSTA DELES?
OS TUBAROES DOS AMORINSITOS E OS MORANGUITOS DO GOVERNO ESTAO SEMPRE DE MAOS ABERTAS.
HÁ QM APLAUDA TANTA MORANGADA?!

Anónimo disse...

fonciunarios da abel da costa tavares que não chegaram a acordo quanto aus valores que teriam direito a receber em termos de indemenizações compareceram á empresa para trabalharem u que é de conhecimento geral!!u que não é de conhecimento geral é o facto da empresa os colocarem em (serviços)pouco dignos como forma de os precionar psicologicamente a dezistirem e sairem pela sua propria iniciativa

Anónimo disse...

os gajos devem a todo o concelho da feira( ABEL DA COSTA TAVARES)existe uma lista com pelo menos (155)emprezas de varias lucalidades do concelho,a quem eles devem um total de!!52.745.171,55 EUROS??ASSIM NÂO À QUEM AGUENTE!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

atoum
estavam todos felizes no casorio!!!!!! nz capelinha

Anónimo disse...

boas
eu sou um dos ex empregados da abel da costa tavares e descobri este site por mero acaso....
a unica coisa que tenho a dizer e que:QUEM TA A FRENTE DAQUELA MERDA BEM QUE PODE MORRER COM UM PESSEGUEIRO ENTALADO NO CU!!!!!!!que eu inda vou para cima da campa deles mijar....
comprimentos ao gadanha criador deste topico perfeito...
ass:lhu

Anónimo disse...

Diz o patrao Abel da Costa Tavares,que se a firma nao der lucro,que as empregadas que vao dar o pito...
Isto é o degredo.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
O Conspirador disse...

Nota da Administração:

Este espaço sempre foi tido ao longo dos tempos como um espaço aberto e democrático relativamente a quem nos visita e deixa a sua opinião no espaço da caixa comentários.
Salvo raras excepções não é norma eliminar-mos comentários, no entanto, não iremos consentir que se abram precedentes relativamente à mediocridade da escrita, à ofensa gratuita e ao total desrespeito pelas normas que regem este blog.
Assim sendo, mesmo compreendendo a indignação de alguns dos leitores, relativamente à situação que se vive na Abel da Costa Tavares, principalmente a situação que é vivida por alguns dos seus funcionários, a partir deste momento não serão mais permitidos comentários de baixo nível e que não se encaixem dentro das normas que estão estabelecidas para quem comenta.

Agradecemos a vossa compreensão e o respeito pelos princípios supracitados.

Anónimo disse...

todos los comentarios demonizan a Abel da Costa Tavares.Alguien a pensado en que el único proovedor(fornecedor) de esta empresa ha sido los últimos años Fernando Oliveira Cortiças,lda y ha sido elprecusor de esta insolvencia.Saben los trabajadores y las autoridades que esta empresa no ha pagado a sus proovedores ni en España ni en Portugal y que todas las letras que le aceptó en su día Abel da Costa las descontó en los bancos.Saben que todo lo que ha hecho Fernando Oliveira Cortiças.Lda, ha sido culpar a Abel da Costa de sus males y de lo único que se ha preocupado es de salvaguardar du patrimonio.Saben que FOC se ha beneficiado de avales del estado por importe de más de cuatro millones de euros y actualmente está practicamente sin actividad y con deudas en la banca,proovedores etc. Conocen ustedes los problemas de FOC por fraudes fiscales continuados.
Ha Abel da Costa se le ha judgado,han sacado de la fábrica a el a su mujer,dos ancianos,y a su hijo,la pregunta es¿cuando se judgaráa Pedro Oliveira,en Portugal,en España,en Marruacos,donde tiene el dinero FOC?Confiemos en la justicia.

Anónimo disse...

Para conocer el problema de Abel da Costa es imprescindible conocer las actitudes de "Pedro Oliveira".Hay que saber como está la empresa Sabaté Maroc(marruecos) con fuerte participación de FOC,que pasa con Eurocork Cortes y el Ayuntamiento de Cortes de la Frntera(Malaga),para que está utilizando Eurocork Almendral,en Almandral(Badajoz),que ha hecho con los trabajadores de FOC España,S.L. que situación le ha provocado a empresas como Corchera de Alburquerque,S.C.L.,con Amatriain Cork,s.l.,con Corchos Elviro,s.l.,con Borriño Rabazo,con Zurro Mirón,con Antonio Rodriguez Sabat,con Transportes Velez,con Agricolas Benitez, con Corchos y Leñas Zenizo,etc.Los problemas con Portugal se pueden ver en el registro del propio Banco de Portugal.

Anónimo disse...

Ayer alguién se hizo eco de nuestros comentarios respecto a que el colaborador necesario para que Abel da Costa se fuera al traste ha sido su proovedor único FOC,más concretamente Pedro Oliveira.
Comentaba que de estas historias los más perjudicados son los trabajadores,posiblemente tenga parte de razón.FOC en la empresa Cortansa,El Pedroso Sevilla al mes de recibir una subvención de La Junta de Andalucía hizo un Expediente de regulación de empleo del 70% de la plantilla.En la empresa de San Vicente desapareció dejandonos en la calle a los trabajadores sin indemnización.
FOC ha hecho más que méritos para estar incluido en esta página magnifica de denuncia de las injusticias Feira das Conspiraçôes.

O Conspirador disse...

Boa noite ou como dize ustedes buenas noches:

Pelo que tenho lido dos seus comentários, percebe-se que é uma pessoa altamente desiludida com o Pedro FOC, lá terá as suas razões e eu respeito isso.
Não queria que lhe ficasse alguma dúvida relativamente aos critérios deste blog relativamente à denúncia das injustiças praticadas pelas empresas do sector corticeiro em Portugal.
Se tiver alguma dúvida relativamente à empresa FOC, aconselho o meu caro leitor a ler alguns dos artigos que já foram cá publicados e para os quais deixo cá o link:

http://feiradascomendas.blogspot.com/search/label/Sector%20corticeiro

Cumprimentos, saludos...

O Conspirador disse...

em alternativa ao link, basta que vá à página principal do blog e onde diz "pesquisar neste Blog" digite as letras FOC.

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início