Planeta Gliese 581d poderá ter condições para albergar formas de vida

sexta-feira, 1 de maio de 2009

O planeta conhecido como Gliese 581d tem muito mais em comum com a Terra do que os astrónomos imaginavam inicialmente.

Novas medições efectuadas na órbita do planeta permitem colocá-lo num quadro, onde as condições seriam propícias à presença de água sob forma líquida e assim potencialmente favoráveis à existência de formas de vida.

O planeta encontra-se numa zona habitável e até é sustentada a hipótese de existir um oceano na sua superfície

O planeta foi descoberto em 2007, os cálculos efectuados inicialmente indicavam que o planeta estaria distante demais da sua estrela pelo que seria extremamente frio para poder albergar um oceano. Com uma massa equivalente a sete vezes a da Terra, o Gliese 581d não deve ser constituído exclusivamente de rochas afirmaram os especialistas que deram a conhecer a descoberta.

A estrela Gliese 581 é uma anã vermelha que se localiza na constelação da Balança e fica a uma distância de cerca de 20 anos-luz, uma das mais próximas ao nosso sistema solar.

Nesta estrela já foi indicada a descoberta de 4 exoplanetas, o último dos quais o Gliese 581e, trata-se do objecto com a menor massa que alguma vez foi encontrado fora do sistema solar.

Tem massa duas vezes maior que a da Terra e é o mais próximo da estrela-mãe, completa uma órbita em 3,15 dias.

No entanto, é o planeta Gliese 581c quem concentra as maiores atenções dos astrónomos. Este foi o primeiro planeta extra-solar encontrado a entrar na chamada zona habitável.

Gliese 581 c poderá ser o primeiro planeta extra-solar semelhante à Terra. Possui um diâmetro cinquenta por cento maior que o da Terra (estimativa baseada na sua massa), e quase cinco vezes mais maciço, fazendo com que a gravidade à superfície seja 2,15 vezes mais forte que a terrestre. A sua gravidade é 1,6 vez maior que a da Terra.

O planeta pode estar sempre com a mesma face virada para a sua estrela-mãe. Este efeito pode fazer com que o Gliese 581c apresente diferenças de temperatura bastante consideráveis entre a face sempre iluminada e a face em noite eterna. Por outro lado, as partes entre as duas faces podem possuir um clima moderado, mais propício para o surgimento da vida. Em alternativa, a circulação atmosférica pode redistribuir o calor da estrela de forma mais equilibrada, permitindo uma habitabilidade maior. A temperatura pode variar entre zero e 40 graus Celsius, ou seja, pode ter água em estado líquido à superfície.

O outro planeta deste sistema Gliese 581b, é um gigante gasoso semelhante a Neptuno. A sua órbita corresponde a cinco dias terrestres. A sua massa deve quinze vezes maior que a da terra.




PUBLICAÇÃO : O COMENDADOR


0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início