Meteoritos podem ter despoletado condições de vida na Terra

quinta-feira, 21 de maio de 2009


Um estudo, publicado na revista Nature, sugere que a vida na Terra pode ter começado 500 milhões de anos mais cedo do que era comummente aceite pelos cientistas. Através de estudos geoquímicos foi possível sugerir que as condições de habitabilidade na Terra existiam desde à 3,9 mil milhões de anos.

Quando a Terra foi bombardeada por meteoritos há 3,9 mil milhões de anos, aquecendo a superfície do planeta e provocando a evaporação de oceanos, eles podem, ao contrário do que muitos cientistas acreditavam, ter ajudado a estimular o aparecimento de vida no planeta, de acordo com um novo estudo da Universidade de Colorado, nos Estados Unidos.

O novo estudo mostra que, os múltiplos impactos de meteoritos teria derretido menos de 25% da crosta terrestre, e que alguns organismos microscópicos podem ter sobrevivido num habitat subterrâneo, completamente isolados da onda de destruição que se processava à superfície.

O aquecimento gerado pelos impactos, segundo o estudo, poderá ter tornado propícias as condições de reprodução de bactérias formadas por uma só célula que são termófilas e hipertermófilas - capazes de sobreviver a temperaturas de 50 a 80 graus Celsius ou de até 110 graus Celsius.

PUBLICAÇÃO: O COMENDADO

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início