Provas de aferição Português e Matemática

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Realizou-se hoje a prova de aferição de Português para os 1º e 2º Ciclos do ensino básico.

Pelo que me pude aperceber a prova não terá sido assim muito exigente, havendo até professores de Português que caracterizaram a prova como de "faz de conta".

O mais caricato e o que mais polémica promete, é o manual de instruções que é fornecido aos professores e que os obriga a aplicar à risca o seu conteúdo no decorrer das provas.

Este manual é assim numa espécie de guião ridículo e absurdo, que compõe o ramalhete de um cerimonial digno de uma qualquer celebração aberrante.

«Agora vou distribuir as provas. Deixem as provas de capa para baixo» «Podem voltar as provas: Escrevam o vosso nome no espaço destinado ao nome»,« Podem sair, obrigado pela vossa colaboração». Estes são apenas alguns exemplos de expressões que devem ser meticulosamente lidos aos alunos no decorrer das provas.

Eu que até nunca comunguei muito da luta dos professores contra o ministério, começo agora a perceber ao estado a que isto chegou. Só faltava agora obrigar os professores e alunos a rezarem um "pai nosso" e um "avé Maria" para que a providência divina os ilumine durante as provas.

Haja decência... tudo tem limites, o ministério da educação não tem a noção do ridículo?

PUBLICAÇÃO: O COMENDADOR

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início