Coruche inaugura Observatório do Sobreiro e da Cortiça

sexta-feira, 29 de maio de 2009


O Observatório do Sobreiro e da Cortiça, que é inaugurado esta sexta-feira em Coruche, é um investimento de 1,5 milhões de euros que tem por objectivo ficar na «linha da frente no que respeita à investigação e inovação» no sector.

Apoiado em 75 por cento pelo programa comunitário Valtejo e financiado em 25 por cento pelo município, o Observatório do Sobreiro e da Cortiça visa ser um «centro tecnológico», destinado a orientar a investigação feita em várias instituições do país para a produção (identificando problemas, como doenças e pragas, e propondo soluções) e a contribuir para a promoção da qualidade da cortiça.

Para tal, o observatório terá um quadro de pessoal reduzido, «destinando-se essencialmente a acolher os investigadores com trabalhos nesta área, que poderão usar os laboratórios, biblioteca e banco de dados que passam a estar hoje disponíveis», adiantou à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal de Coruche, Dionísio Mendes.

A ideia é «valorizar o montado de sobro como nicho ecológico de grande valor», referiu o autarca, frisando que o observatório vai funcionar em parceria com associações de produtores, universidades, investigadores e associações empresariais.

O observatório é inaugurado esta sexta-feira, dia em que Coruche recebe a I Feira Internacional da Cortiça, certame que reunirá especialistas de todo o mundo, produtores e industriais.

Fonte: TSF

PUBLICAÇÃO: O COMENDADOR

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início