Telescópio Espacial Hubble vai entrar em obras de reparação

terça-feira, 12 de maio de 2009



Nebulosa Kohoutek 4-55

Última foto enviada pelo Hubble antes de entrar em reparações



O upgrade do Hubble

O Hubble que recentemente comemorou o 19º aniversário desde que foi colocado em órbita, vai entrar em obras de modernização.

Uma equipa de sete astronautas segue no vai-vem Atlantis, que ontem foi lançado rumo ao Hubble com o objectivo de realizar com sucesso a 5ª e última missão de manutenção e reparação ao telescópio espacial.

O Hubble irá sofrer um espécie de upgrade que permitirá prolongar a sua vida útil até 2014, altura em que se espera que venha ser substituido por um novo telescópio espacial - o Telescópio Espacial James Webb.

Serão instalados seis giroscópios para ajudar na estabilização, dois novos instrumentos científicos e seis novas baterias, além dos reparos em duas partes essenciais do telescópio, os astronautas instalarão dois novos instrumentos: a câmera de grande angular dois será substituída pelo modelo três, e o espectrógrafo de origens cósmicas substituirá as lentes de correcção Costar instaladas por astronautas em 1993 a fim de corrigir os problemas de visão originais do Hubble.. Para tal , os astronautas utilizarão 180 ferramentas, das quais 116 foram desenvolvidas especificamente para esta missão.

O Hubble será ainda recolocado numa órbita mais alta do que a que actualmente possui, de forma a poder contrariar o efeito de queda originado pela força gravitica da Terra durante mais alguns anos, até que se esgote definitivamente o seu período de vida útil em 2014.

Esta é uma missão arriscada, já que o Hubble terá que ser capturado em órbita e colocado no porão de carga do vai-vem, para depois serem efectuadas as reparações.

A NASA tem já preparado o vai-vem Endeavour para uma missão de resgate caso ocorra algum percalço com a Atlantis. Esta é a primeira vez que a NASA prepara um vai-vem para operar numa situação de emergência, o caso não é para menos já que a missão da Atlantis irá desenrolar-se a cerca de 600 Km de distância da Terra, numa região povoada de detritos espaciais onde existe uma probabilidade relativamente alta de poder haver um impacto da nave com um qualquer objecto.

Partida do Vai-vem Atlantis do Cabo Canaveral - Florida 11/05/2009


PUBLICAÇÃO : O COMENDADOR

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início