São João de Vêr - CDU denuncia abate de um pinheiro, mas esqueceu-se da floresta

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Achei hilariante a forma como a CDU de Santa Maria da Feira denunciou o abate de um pinheiro em São João de Vêr, a graça advém da hipocrisia e do oportunismo com que empolaram o assunto, nada que nos deixe espantados pois é algo que lhes está no código binário.

Que fique bem claro que eu também achei uma barbaridade o corte do pinheiro manso junto ao café "Blanco e Negro", não sei que motivos estiveram na base do abate da árvore, mas evocar o legado histórico daquela árvore como parte integrante da cultura dos moradores, bem! haja intelecto que perceba isto.

Só o snobe do loirinho da CDU-Feira, que destila sectarismo por todos os poros da pele, é que se lembraria de uma destas.

Depois de a escolinha dos PC's lhe ter depurado a massa cinzenta do cérebro e de lhe ter formatado as ideias e limpado a memória RAM, não espanta que este petiz considere um horror o abate de um pinheiro.

Eu lembro aqui ao loirinho que o partido, ou a coligação ao qual foi convertido votou favoravelmente em assembleia municipal, o abate não de um pinheiro manso, mas de muitos milhares de árvores em Santa Maria de Lamas, na zona onde se vai implantar o Parque Empresarial da Cortiça (PEC). Árvores essas das mais variadas espécies e que ostentam uma biodiversidade de sobeja importância. Esta imensa e exuberante mancha verde alberga muitas espécies de animais e aves, entre as quais, algumas de rapina que por ali nidificam e que são espécies protegidas em Portugal. A importância desta floresta não se esgota na biodiversidade, ela constitui o derradeiro pulmão da freguesia lamacense, constitui o último grande espaço arbóreo dos lamacenses.

Dos terrenos que foram desafectados para o PEC, cerca de 25% não estão integrados no projecto de construção do parque empresarial, pelo que no futuro existe a possibilidade de virem a ser objecto de construção desenfreada e especulativa, tudo em prejuízo da qualidade de vida da população e da degradação ambiental. As contrapartidas assentes no suposto potencial de desenvolvimento económico e social da região é duvidoso e mais que questionável, assim como , a criação massiva de postos de trabalho, principalmente com a situação de profunda crise que se vive actualmente. No entanto, a CDU votou favoravelmente e sem qualquer reserva a constituição deste parque empresarial.

Podia citar aqui algumas incongruências mais a nível concelhio, como por exemplo, o Parque Municipal do Engenho Novo em Paços de Brandão, onde se têm abatido árvores, onde não existe qualquer tipo de limpeza e zelo, um espaço que em tempos foi emblemático na região, mas que hoje está votado ao mais completo abandono.

O que é que a CDU tem feito junto das entidades responsáveis para a reabilitação e devolução do Parque à população Brandoense? escusado será responder... nada, rien, niente, zero... se calhar lá não amealham votos não é?

É realmente invejável o vosso sentido ecológico e ambiental. Os munícipes feirenses teriam muito mais a ganhar se a CDU não fizesse confusão entre a árvore e a floresta.

Por aqui se vê a coerência do PC! ... pela coerência se vê a força do PC!...

PUBLICAÇÃO: O GADANHA

3 comentários:

David disse...

LOL mas a cassete nunca muda?

Mal li "é algo que lhe está nos genes" parei logo. Mais propaganda anti-comunista? Já chega, já é consensual que a CDU fez bem em denunciar o caso, toda a gente concorda e acha que foi um disparate. Porquê estar a defender o indefensável? Passem para outra, que desta a CDU ganhou.

Abraço

O Comendador disse...

Pronto David, para que não fiques melindrado com a "genética" eu já alterei o texto. Na verdade foi um lapso da minha parte, espero que agora possas ler o texto até ao fim, sem precisares extrapolar conclusões maniqueístas.

Anónimo disse...

Li post e voltei a ler.
Está tudo dito e muito bem dito. Infelizmente não conheço o Gadanha mas prova que está ao corrente da realidade das freguesias lamacence e brandoense (e em outros posts de Mozelos).
Parabéns e continue pois está a exercer cidadania!

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início