Águeda - Câmara quer transformar a estação da Sernada em hotel ferroviário

quarta-feira, 27 de maio de 2009


A Câmara Municipal de Águeda apresentou uma proposta para transformar a estação ferroviária da Sernada do Vouga em hotel ferroviário, a ideia foi expressa no fórum "Centenário da linha do Vale do Vouga-passado, presente, futuro", que decorreu em Aveiro.

O projecto que ainda não passa de rascunho porque não contempla prazos de execução, insere-se no programa "Museu Vivo" que o município de Águeda pretende desenvolver em Sernada do Vouga aproveitando o espólio ferroviário existente junto ao actual nó ferroviário e que compreende também o espaço oficinal e que poderia dar lugar a uma zona de exposição. No entanto para que isto possa dar passos firmes terá que passar pelo aval da REFER e da CP.
O Município de Águeda pretende ainda a criação do Festival Ferroviário Internacional de Sernada do Vouga e o desenvolvimento da Ecopista do Vouga, entre Sernada do Vouga e Viseu, prolongando-se até Santa Comba Dão. Trata-se do aproveitamento do trilho da antiga linha ferroviária que se encontra desactivada, seguindo o exemplo da autarquia de Sever do Vouga, que já aproveitou para ciclopista parte do antigo troço da linha.
A requalificação dos edifícios e do espaço público de Sernada do Vouga é outra componente do programa "Museu Vivo", que passa ainda pela valorização de praias fluviais e a promoção de desportos radicais e que integra o aproveitamento do espaço ferroviário da Macinhata do Vouga.

A concretizar-se este projecto, parece-me uma ideia feliz por parte da Câmara de Águeda,embora esteja um pouco aquém daquilo que pode ser feito. Se a ideia é requalificar e valorizar o património ferroviário adaptando-o à promoção turística, porque não promover também a utilização num pequeno percurso bem definido de um comboio turístico a vapor? (penso que dadas as variáveis em causa, o facto do comboio ser a vapor não colocaria em desequilibrio a dimensão ecológica que se pretende.)
Ainda existem algumas máquinas no museu ferroviário, que eu julgo poderem estar aptas a percorrer pequenas distâncias na linha, sem colocar em causa , por exemplo, entre a Sernada do Vouga e a Paradela. A ideia pode parecer utópica, mas na minha perspectiva poderia ter viabilidade. O troço que actualmente está desactivado entre a Paradela e Sernada do Vouga é lindíssimo. A linha corre paralela ao rio, num cenário verdejante que se reflecte nas águas cristalinas do Vouga. A linha cruzava o rio na Ponte do Poço de Santiago, com uma paisagem de prender a respiração (desconheço o actual estado de conservação da obra de arte). Os custos até poderão ser de alguma monta, mas estou convencido que se fosse apresentado um projecto de candidatura conjunta de Águeda e Sever do Vouga a fundos comunitários é provável que pudesse ser aprovada, para que é que servem os QREN e a panóplia de fundos comunitários que se destinam a reduzir as assimetrias regionais?
Seria uma forma interessante de promover o eco-turismo que pode ser no futuro, o único suporte de desenvolvimento económico integrado e sustentável dos municípios que sofrem com a interioridade, como é o caso de Águeda e Sever do Vouga, e até numa perspectiva mais abrangente dentro do EDV, porque não envolver Albergaria e outros municípios?
Eu julgo que todas as propostas que tenham subjacentes a ideia de preservar a linha do Vouga são válidas, o seu encerramento puro e simples é que me parece inaceitável e completamente irracional, se tiver-mos em linha de conta as potencialidades ainda por lapidar desta centenária ferrovia.


PUBLICAÇÃO: O COMENDADOR

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