Notas da semana

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Esta foi uma semana rica em avali(z)ações.

Começou com aquele comunicado perturbador do gabinete da presidência de Cavaco Silva, que em jeito de auto-redenção, veio tranquilizar o povo, o nosso mais que presidente nunca esteve envolvido nas maroscas do BPN. O povo agradece a franqueza, mas dispensava o estapafúrdio.

Às voltas com as avaliações continuam os professores e a ministra da educação. O braço de ferro promete continuar, se de um lado temos uma ministra mais teimosa que uma mula, do outro temos uma classe, que ainda não conseguiu passar para o mais equidistante dos cidadãos que tipo de avaliação é que deseja. O sindicato parece ter encontrado a solução mirífica! O único método de avaliação que lhes dá jeito é a auto-avaliação. Porreiro pá! vamos estender isto a todo o sistema educativo e acaba-se com todas as chatices dos alunos e dos professores.

O professor Silva, volta a intervir, agora para avalizar solenemente a seriedade do seu discípulo Dias Loureiro. O Homem jurou solenemente a sua inocência no caso BPN, não sabia de nada e nunca viu ou ouviu qualquer coisa, mesmo sendo um dos administradores da instituição bancária.

Deus no céu e Cavaco Silva na terra, quem mais pode divinizar a justiça com solenidade!

Em Bombaim, na Índia, o terrorismo sanguinário volta a atacar, uma verdadeira carnificina, com mais de 125 mortos e centenas de feridos.

A Índia apontou já o dedo ao Paquistão por ter dado apoio, a extremistas Islâmicos que perpretaram o ataque, que tinha por alvo preferencial cidadãos estrangeiros. A validade da acusação porém, não está assim tão validada, é que este "11 de Setembro" versão Indiana, pode ter sido planeado internamente. A sociedade Indiana é muito complexa, onde ainda hoje impera um sistema social segregacionista, assente em castas. A multietnicidade, a multireligiosidade e a multiculturalidade, fazem do maior país democrático do mundo, um enorme barril de pólvora, sempre pronto a explodir em qualquer mercado, mesquita, estação ferroviária ou hotel...

Finalmente, mais um aval do governo para a banca, desta vez o torraozinho de açúcar vai para o BPP (Banco Privado Português), que em risco iminente de abrir falência viu o governo conceder-lhe uma garantia de sobrevivência, através de um complexo processo que envolve outras 7 instituições bancárias. Se dúvidas havia, o caso do BPP faz cair por completo a máscara da vergonha, nas benesses que este governo abusivamente põe à disposição dos grandes capitalistas, amortecendo-lhes os investimentos ruinosos. No caso deste banco privado nem sequer serve a desculpa de salvaguarda do dinheiro dos depositantes, já que eles não existem, este é essencialmente um banco de investimentos. Por muito que isso lhes cause trantorno, temos mesmo que fulanizar esta vergonha. A partir de agora temos que chamar os bois pelos nomes, agora aparece-nos à cabeça dos investidores ruinosos do BPP, Pinto Balsemão.


PUBLICAÇÃO : O COMENDADOR

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início