Linha do Vouga - Domingo as viagens são à borla

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Domingo - 23 de Novembro viagens à borla


As viagens nos comboios da Linha do Vale do Vouga são gratuitas, domingo, no percurso entre Espinho e Aveiro (via Sernada), numa iniciativa enquadrada nas comemorações do centenário daquela linha, anunciou hoje fonte da CP.
Esta promoção marca o início do programa comemorativo da Linha do Vale do Vouga, cujo primeiro troço (Espinho-Oliveira de Azeméis) foi inaugurado a 23 de Novembro de 1908, por D. Manuel II.


As comemorações começam domingo de manhã, em Espinho, com o descerramento de uma placa comemorativa na estação e de uma projecção de fotografias de Aurélio Paz dos Reis, que recriam a chegada de D. Manuel II à cidade para a inauguração oficial.
Às 09:26 parte um comboio especial com destino a Oliveira de Azeméis.
Em Santa Maria da Feira é descerrada uma segunda placa comemorativa na estação, realizando-se depois uma missa promovida pelos ferroviários, na Igreja Matriz, e diversas actividades de entretenimento e lazer.
Às 11:43, já com a presença da secretária de estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, o "Vouguinha" prossegue a viagem, com chegada prevista para as 12:00 a S. João da Madeira, onde será descerrada uma terceira placa comemorativa e visitadas as obras de requalificação do Centro Coordenador de Transportes.
Nesta cidade serão assinados vários protocolos tendo em vista a automatização e dinamização da ferrovia.
Neste primeiro dia de comemorações, o comboio especial termina a viagem em Oliveira de Azeméis, com o descerramento às 14:35 da última placa comemorativa.
Segue-se um percurso a pé até à galeria Tomás Costa, na Praça da Cidade, para inauguração da exposição do centenário da Linha do Vale do Vouga, mostra que vai percorrer os sete concelhos servidos pelo caminho-de-ferro.
Exposições, acções de sensibilização para a segurança ferroviária, viagens promocionais, descontos em passagens e um fórum sobre o futuro da linha e o desenvolvimento regional, são algumas das actividades previstas ao longo do ano.
As comemorações são uma iniciativa da CP, REFER (a empresa responsável pela rede férrea nacional), Fundação do Museu Nacional Ferroviário e câmaras de Albergaria-a-Velha, Águeda, Aveiro, Espinho, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira e S. João da Madeira.
A Linha do Vale do Vouga, que se desenvolve entre a estação de Espinho-Vouga e Aveiro numa extensão de 96,2 quilómetros, é servida por 13 estações e 32 apeadeiros, atravessando 33 pontes e três túneis.
PUBLICAÇÃO : O COMENDADOR

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início