Crónicas de uma viagem ao purgatório (versão integral)

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Nota prévia:

Tal como havia prometido, aqui fica a versão integral das crónicas de uma viagem ao purgatório. Esta versão 2.0, traz algumas novidades, é bastante maçadora de ler, por isso, se já leu os extractos anteriores não perca tempo com isto.

Introdução:

"O autor adverte os leitores mais propensos a criarem susceptibilidades com preceitos religiosos, a não lerem o conteúdo perturbador que se segue. Se o fizerem fazem-no por vossa conta e risco, depois não se lamentem por falta de aviso !"

Recordações do Purgatório

CRÓNICA DE UMA VIAGEM

Como os tempos são difíceis em consequência da crise financeira que se alastra, há que aproveitar bem as oportunidades que nos surgem.

Foi aproveitando uma excepcional promoção da agência Ecclesia, especialmente concebida para o Feira das Comendas, que embarquei numa épica viagem rumo ao purgatório, esse lugar esotérico onde as almas são expostas a um processo continuo e terrível de depuração.

Para começar e porque a liquidez financeira, do momento, não é muito expressiva, há que fazer a reserva da passagem em classe económica.

Primeiro motivo de reclamação, não aconselhamos viagens em companhias "low cost" (baixo custo).

Fui meticulosamente enfiado dentro de uma estranha caixa em madeira, com 1,85m por 0,6m.
Apesar do espaço ser muito confinado, estava bastante bem mobilado e ornamentado a preceito, tudo com muito bom gosto. Possuía uns panos esquisitos que serviam de cortina, além disso havia uma espécie de lenços rendilhados para assoar o nariz.
Devo confessar que a viagem não foi muito confortável, lamentando a ausência de uma escotilha que permitisse apreciar a paisagem durante o percurso.

Chegado ao purgatório, para grande surpresa minha dei de caras com o Jim Morrison com uma garrafa de whisky na mão (mas que continha cerveja fresca), sentado num vão de escada a partilhar um "pica" com o Kurt Kobain.

Apesar de ambos estarem com muito mau aspecto, muito sujos, roupas esfarrapadas, cabelos desgrenhados, sebentos e com alguns bichos parasitas, todos ressacados e com a barba por desfazer, não resisti à oportunidade única e consegui logo, dois autógrafos e três bufadelas para abrir o espírito.

Fiquei entretanto a saber pelo Kurt, que o Morrison de vez em quando faz umas incursões ao purgatório (devidamente autorizado por Satanás), para matar saudades de umas fresquinhas (cervejas), porque na sua residência natural que são as profundezas do inferno, não é possível obter cerveja fresca. O próprio Kurt Kobain só se encontra no purgatório a estagiar, para atingir o nirvana.

Paragem seguinte...

Porque estava sequioso, fui beber uma fresquinha ao bar da Purificação. Entrei discretamente, numa mesa do lado direito estava Boris Ieltsin a saborear uma Vodka simples, do lado esquerdo estavam o Obélix e o Astérix a conspirar um ataque aos romanos a partir do purgatório... sentei-me ao balcão e fui atendido por uma esbelta e atraente mulher.

Pedi a cerveja...fiquei por instantes com o olhar preso às silhuetas pontiformes daquele majestoso monumento, ela apresentou-se como sendo a Maria Madalena, entretanto outra senhora acabada de entrar sentou-se a meu lado, por instantes fiquei com a impressão que a conhecia de algum lugar... disparate! pudera eu conhecer aquela senhora que tinha umas vestes tão estranhas e era feia como o Cérbero (para quem não sabe, Cérbero era o cão de Hades, senhor do mundo dos mortos na mitologia Grega e é representado por três cabeças), mas se preferirem, a fealdade da senhora assemelhava-se à Górgone (também mitologia grega associada aos mortos), adiante... A senhora sentou-se a meu lado e apresentou-se, o seu nome era Lúcia.

Preferi concentrar a minha atenção na Maria Madalena, que com uma voz encantadora me ia explicando as agruras da vida e a dificuldade que ia tendo em administrar aquele espaço, que era uma espécie de bordel mesclado de bar de alterne.

Maria Madalena lançou-se naquele ramo de actividade, desde que Jesus a surpreendeu na cama com o Cónego Melo, claro está que Jesus não podia ficar no céu com o epíteto de touro manso, vai daí pediu a intervenção de Deus que de imediato a expulsou do seu reino.

Para Maria Madalena a actual crise económica mundial não justifica de todo uma redução da procura do seu espaço comercial, tanto mais que não é previsível que a crise venha a afectar a economia do purgatório.

As causas são outras e prendem-se com, a decrescente qualidade do serviço prestado por mão-de-obra pouco qualificada, que só consegue atrair "borracholas" como o Ieltsin.

Apesar de tudo Maria Madalena está com algum optimismo, apesar de contido, sempre vai dizendo, que espera que um raio de luz rompa com as trevas, em que padece o negócio.

É preciso apostar no marketing e nada melhor que preparar uns shows de strip acompanhados de dança no varão.

Enquanto Maria Madalena falava eu ia acenando levemente a cabeça em gesto de compreensão e afirmação.

Entretanto, entrou na conversa a Lúcia que procurava emprego, depois de ter sido expulsa também do reino dos céus, pelo facto de ter afirmado convictamente que tinha visto a Virgem Maria (mãe de todas as virgens) a reluzir de forma incandescente no cimo de uma azinheira, ora Deus que é grande e omnipresente não tolera este tipo de insanidade mental e desterrou a Lúcia em viagem só de ida para o purgatório.
Além disto, o céu é um lugar divino e sagrado e lá só se podem quedar mulheres que comprovadamente sejam puras, limpas de pecado e de preferência com todas as partes do corpo ainda intocáveis.

Deus promete começar a ser mais selectivo nas suas escolhas e já tem na calha das suas aquisições, nomes sonantes como Madonna ( enquanto cantar o "Like a virgin"), a Britney Spears, a Cicciolina, a Soraia Chaves e também... a Luciana Abreu. Estas têm as portas do céu e não só, completamente escancaradas e à sua espera.

Fiquei verdadeiramente comovido com a história de Lúcia ,e intercedi junto de Maria Madalena para que acolhesse aquela pobre mulher no(s) seio(s) da sua actividade comercial.

Terminada a cerveja pedi a conta, pronto para sair dali, não fossem as más línguas insinuarem coisas que não são verdades, e pronto também para descobrir que outras maravilhas surpreendentes nos reserva o purgatório.

- Conta por favor!...
- São 10 euros...
- Pu...ta que pariu, 10 euros !!!??? Foda...se!!!! o custo de vida no purgatório está pela hora da morte!

Maria Madalena fez-me ver, que o preço elevado da cerveja se deve ao facto, de ser um produto proibido no purgatório. A cerveja entra clandestinamente no seu bar, para satisfazer apenas os desejos mais excêntricos de algumas visitas procedentes do inferno, daí que é preciso pagar bem caro aos contrabandistas para a possuir (à cerveja, não a Maria Madalena). Fiquei a saber que a única bebida permitida no purgatório é a água benta, pelo que, o que o Ieltsin bebia era água e não vodka.

Apesar deste esclarecimento todo , eu é que fui fodi...do! (em 10 euros).

Saí do Purificação Bar com a certeza, pouco absoluta, (portanto mais relativa) de jamais voltar (por falta de dinheiro).

Prosseguindo com a visita turística...
Um edifício chamou-me particularmente a atenção, chamava-se Centro de Inspecção e Reabilitação de Almas Penadas. Entrei. Encontrei o Sá Carneiro quase novinho em folha, pintura completamente retocada, faltando apenas retirar alguns fragmentos de bomba da cabeça.

Num local mais recatado do salão principal, num canto, deitado numa padiola, estava Sadam Hussein, que chegou ao purgatório com graves problemas respiratórios e por isso estava ligado a um nebulizador de gás mostarda... mordomias de um VIP.

Lady Diana também se encontrava cá, os técnicos tentam recompor o puzzle do seu corpo, mas têm surgido alguns problemas , já que as peças não encaixam todas correctamente e no final sobram sempre algumas. Lady Di só não está no céu porque se enamorou por um tal de Al Fayed, e isso aos ouvidos de Deus soa a Mouro.

Impressionante a mestria destes técnicos!... voltei à rua...

O purgatório está sempre a surpreender os seus visitantes! atentem nesta imagem...
Cruzo-me com João Paulo II, segurando a tiara com as mãos e correndo desenfreadamente rua abaixo, era perseguido numa correria louca por, Trotsky, Estaline e... Álvaro Cunhal que o tentavam apedrejar com o que restou da queda do muro de Berlim.

Um dos locais de visita obrigatória no purgatório, é a galeria dos imortais, uma espécie de museu Madame Tussaud, só que neste caso as almas não são de cera, estão expostas em tamanho real, dentro de incubadoras à espera da redenção.

Antes de passar-mos à visita, convém lembrar que o paraíso celeste é interdito aos imortais, no céu só existem almas mortas, mesmo! portanto, aos imortais só resta o consolo eterno do purgatório. A primeira alma que se depara aos visitantes é a alma sinistra de Adolf Hitler. Hitler só não teve lugar no céu, porque se tornou imortal ao ter dizimado 5 milhões de judeus, paradoxalmente, Deus ter-lhe-ia concedido uma excepção, se tivesse dado cabo de todos os semitas.

Outras figura que se imortalizou, foi Salazar, que não ficou no céu por ter caído da cadeira e tombado no purgatório.

Estaline, outra imortalidade, cometeu um simples pecado, mas que o atirou para o lugar dos penitentes; proibiu o culto religioso e perseguiu os praticantes da doutrina católica, todas as outras façanhas que granjeou na URSS, eram dignas de lhe conceder o éden.

Madre Teresa de Calcutá, não caiu nas graças de Deus por ser de origem Albanesa.

Sócrates, o criador do pensamento político, na Antiga Grécia; viu 7 séculos depois um homónimo seu, redimir-lhe o nome e confundiu o guardião das almas do purgatório.

Eva, a proscrita, foi expulsa do Céu por ter cometido o pecado original, ao ser tentada pela serpente (metáfora bíblica para falo), a comer (erro de tradução bíblica, leia-se saborear) o fruto proibido; a maçã (outra metáfora bíblica, na verdade eram dois tomates), além disso Eva era uma mulher promiscua e ninfomaníaca, que por várias vezes praticou o incesto, com Abel e com Caim, depois do Adão ter sofrido de impotência.

Outra figura lendária, Napoleão Bonaparte, também ele imortalizado depois de ser barbaramente sodomizado em Waterloo.

O nosso D.Afonso Henriques também lá tem a sua alma, era ponta de lança da equipa dos cruzados, mas caiu em desgraça depois de Deus se ter irritado com a derrota na final da Champions League contra a equipa dos Mouros.

Por falar em Mouros, também lá está Maomé; a sua alma está vedada ao reino Celeste, por ser muçulmano.

Da mesma forma o Ayatolah Komeni é persona non grata nos jardins do paraíso, tudo porque Deus tem inveja do paraíso Islâmico, onde cada mártir tem direito a 7 virgens, e como virgindade é coisa que não abunda muito no céu...

Enfim, fica aqui um pequeno resumo, daquilo que é possível observar nesta galeria.

Antes de prosseguir com a saga pelos caminhos sinuosos do purgatório, é necessário fazer um "reverse" e puxar a fita um pouco atrás.

Devido a um lamentável (mas compreensível) lapsus memoriae, omiti três dos mais inestimáveis imortais, pelo facto peço sentida desculpa aos causídicos:

Nostradamus - Foi um grande visionário no seu tempo e as suas premonições foram tão longe que Deus privou-o da felicidade eterna.

O futuro só a Deus pertence! como tal, Nostradamus foi um concorrente indesejável para o guardião dos Céus, daí que a sua alma tenha sido despachada para a purga contínua.

Leonardo Da Vinci - Era uma apreciador das formas e dos sólidos geométricos, cometeu a blasfémia de afirmar convictamente que a Terra era redonda.

Santificada ignorância! toda a gente sabe, que no Céu é tudo quadrado, além disso, foi Deus o grande criador da Terra, inicialmente deu-lhe a forma triangular, mas como não apreciou o resultado final, ficava a Terra com um aspecto meio bizarro, deu-lhe então, a definitiva forma quadrangular.

Galileu Galilei - Foi excomungado para o Inferno, posteriormente Deus reabilitou-lhe um pouco a alma e puxou-o para o purgatório.

Galileu teve a distinta ousadia para não dizer lata, de contrariar o conceito clássico do geocentrismo, teorizando algumas teses em abono do heliocentrismo.

Deus é que não embarcou nesta treta toda e instituiu o teocentrismo, como o único processo incontestável, à volta do qual (sua volta) todas as coisas giram.

Prosseguindo...

Ir ao purgatório e não visitar a sua praça central, é como ir a Roma e não ver o Papa.
A praça central é o verdadeiro ex-libris daquele lugar. Ao centro um majestoso monumento erigido em memória da alma do sanguinário Pol Pot, que foi um dos mais notáveis fornecedores de almas para o purgatório, só no seu tempo foram à volta de 25% da população do Cambodja.

O monumento é assim algo macabro (nada que seja muito estranho neste lugar), está emoldurado com milhões de caveiras das vitimas que sucumbiram às mãos de Pol Pot.

Num banco de jardim, deleitam-se na luxúria das carícias íntimas, o recém-chegado Jorg Haider com Richard Wagner. Antes de se enamorar por Wagner, Haider obteve o consentimento de Deus e do seu padrinho (A.Hitler).

O purgatório não é propriamente uma anarquia, mas encontrei Mao-Tsé-Tung, Enver Hoxha, Lenine e Fidel Castro a congeminar uma intentona para derrubar o regime capitalista do Céu e instalar lá um estado socialista.

Perguntam vocês, o Fidel porquê?

A explicação é simples, a alma de Fidel Castro já se desligou do corpo, na sua vida terrena, o camarada Castro, não passa de um mero zombie, sem alma!

A praça do purgatório é polvilhada de frondosas árvores, mesas de pic-nic, com relvados enormes e área reservada para os churrascos, tudo o que uma família de almas em agonia precisa, para passar bons momentos de distracção e lazer.

Mas?! que vejo eu ???!!!

O Camões e o Homero em amena cavaqueira, falam de literatura certamente...

O Marx e o Keynes argumentam questões de economia e soluções teorizantes, para a crise financeira terrena.

O Pitágoras e o Einstein trocam impressões sobre quântica celeste, impressionante!

O Dante e o Gil Vicente discutem, sobre qual é a peça mais original, se a "Divina Comédia" se o "Auto da Barca do purgatório".

O Churchil, o Mussolini, o Eisenhower e o De Gaulle, velhos amigos, estão entretidos a jogar à sueca, pelo meio, vão debatendo questões de política internacional.

Dirigi-me para a baixa do purgatório...

O purgatório é um mundo sombrio e medonho, no entanto existe também espaço para o lazer e para a diversão.

A marginal é o espaço de eleição para as almas noctívagas, uma espécie de 24 de Julho, onde proliferam bares, discotecas e casas de espectáculos, os inevitáveis arrumadores de almas também lá instalaram negócio.

Todo o ritmo de vida no purgatório está condicionado à vontade de Deus, ele é omnipresente e omnisciente, controla tudo a partir do céu com um comando de infravermelhos.


Ao nível dos espectáculos por exemplo, o fado, o canto gregoriano, os requiem e o trash metal são os únicos estilos admissíveis e espiritualmente tidos como aceitáveis.

Entrei num desses espaços e assisti a um dueto entre Amália Rodrigues e Freddy Mercury a interpretar o " Madame Butterfly".

Num outro espaço ainda mais terrível, actuava o grupo "Almas Anónimas", que levava ao êxtase orgiástico, dezenas de almas perdidas no tempo e no espaço, tudo perante a mais singela contemplação de Deus magnum excelsior.

Deambulei mais um pouco pelo submundo da noite purgástica, o alucinado D.Quixote pedia moedinhas para as anfetaminas, só com recurso a este expediente consegue manter o equilíbrio necessário para combater moinhos de vento.

Beethoven e Mozart vão trauteando acordes para uma nova sinfonia, "O dia do juízo final".

Jonh Lennon e George Harrison aguardam por Ringo e McCartney para se fazerem à estrada com a nova tourné "Imagine Tour".

Pavarotti foi banido desta região e enviado para o inferno. A sua voz perturbava o eterno descanso das almas.

Ao longe no horizonte, por entre os primeiros raios da aurora (no purgatório o mundo gira ao contrário) estava fundeada a armada de Vasco da Gama.

O navegador Português foi quem descobriu o caminho maritimo para o purgatório depois de ter dobrado o cabo das tormentas.

Vasco da Gama prepara já uma nova expedição, cujo objectivo é encontrar o caminho maritimo para o Céu, mais uma vez terá que contar com a concorrência de Cristovão Colombo, para concretizar tão almejado desígnio.

Existe uma corrente teocêntrica bastante controversa, que faz a defesa do direito das almas, na opção pelo caminho mais rápido para o Céu. O caminho terreno actual, inviabiliza qualquer possibilidade de uma alma seguir a sua derradeira viagem para o Céu, sem ter que passar primeiro pelo purgatório.

Preparo agora a despedida deste mundo surreal, com algumas estrofes da nova música da alucinogena Xana:

Entre as memórias e o sonho

"Vivo entre as memórias e o sonho,
num mundo paralelo à realidade!
onde tudo é tão fantástico e medonho,
bom demais até, para ser verdade."

"Num mundo onde o tempo é tão veloz,
me leva numa dança sem sentido,
num rodopio de cores extraordinárias!"


Já preparava o meu saudoso regresso ao stress da vida terrena, quando algo de fantástico me acontece; dou de caras com a alma de Lara Croft, versão Angeline Jolie, vestida com requinte, em traje de lingerie.

Tomado por um forte impulso esponjónico, agarrei-me ao que Lara tinha de melhor...

CABRUUUUUUMMMMM!!!!

PUUUUUUUUUUUUUM!

BOUUUUUUUUUUUUMMMMMMM!!!........................................

(...) Silêncio...... dois agentes da secreta do Vaticano, a Sagrada Inquisição, conhecendo a parte mais fraca do meu espírito, tinham armadilhado a boneca. A minha alma despedaçada acabou sendo projectada para o Inferno.

Depois de ter conseguido juntar todos os fragmentos, ressuscitei para a vida, ao 3º dia conforme esta escritura...

O Inferno é um lugar onde a inovação tecnológica está mais além. Foi de lá, que o Fernão me ensinou a circum-navegar até vós, em banda larga gratuita.

Das virtudes do purgatório, nunca ninguém regressou, a nado ou de navio para relatar a sua história.

Eis-me regressado do inferno, para a vida mundana terrena!

FIM

Nota Final:
" Agradeço a todos os que manifestaram as suas opiniões positivas ou negativas acerca desta narrativa. Isso também nos ajuda como humanos a moldar o carácter e a eliminar os preconceitos obscurantistas e incontestáveis que sempre nos quiseram impor.
A sátira não pretende atacar nenhum sector religioso em particular, mas a forma como tentam limitar e castrar o pensamento e o raciocínio livre.
"


PUBLICAÇÃO : O GADANHA

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início