Ciência - Primeiras fotografias de um exoplaneta

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Fomalhaut B está a 25 anos-luz do nosso sistema solar

Ao fim de oito anos em busca de imagens, um astrónomo norte-americano conseguiu captar as primeiras fotografias ópticas de um exoplaneta situado a 25 anos-luz do nosso sistema solar, graças à câmara do telescópio espacial Hubble.
Com uma massa provavelmente semelhante à de Júpiter, este planeta orbita em redor da estrela Fomalhaut na constelação de Peixe Austral (Piscis austrinus) a uma distância quatro vezes superior à que separa Neptuno do Sol, explica Paul Kalas da Universidade de Berkeley, na Califórnia, o principal autor destes trabalhos.

Suspeitava-se da existência deste exoplaneta, baptizado Fomalhaut B, desde 2005, quando as imagens captadas por Paul Kalas com a ajuda da câmara do Hubble mostraram uma orla muito bem definida no interior da cintura de poeira que envolve a estrela Fomalhaut.

Esta orla deixou o astrónomo a pensar que ali se deveria encontrar um planeta, numa órbita elíptica em torno desta estrela.
“Agora temos a prova com estas duas fotografias do planeta”, congratula-se o astrónomo. As fotografias do Fomalhaut B foram tiradas em 2004 e 2006.

A estrela Fomalhaut tem apenas 200 milhões de anos e deverá extinguir-se dentro de mil milhões de anos - uma existência muito curta comparando com o nosso Sol que tem 4,5 mil milhões de anos e que deverá continuar a brilhar mais uns cinco mil milhões de anos.

Fomalhaut B poderá mostrar-nos como era Júpiter e Saturno quando o nosso sistema solar era um "jovem" de cem milhões de anos, diz Paul Kalas.

Fonte : SIC

PUBLICAÇÃO : O COMENDADOR

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início