Ciência - Sonda Cassini faz aproximação a Encélado, lua de Saturno

terça-feira, 11 de novembro de 2008



O objectivo era o de identificar a origem de jactos emanados da superfície. Encélado pode ter água líquida sob sua superfície congelada.

A sonda Cassini, da Nasa, fez um voo rasante sobre a lua Encélado, uma das muitas que orbitam o planeta Saturno, na passada semana.

O veículo passou a 200 km da superfície e obteve imagens espectaculares, recém-divulgadas pela agência espacial americana.

Apesar de suas pequenas dimensões (500 km de diâmetro), Encélado é um dos lugares mais interessantes do sistema Saturniano.

Aparentemente, o efeito de maré provocado por Saturno faz com que lagos -- e talvez até um oceano -- de água sejam mantidos em estado líquido sob a superfície congelada de Encélado.


Os cientistas detectaram jactos compostos principalmente por água, emanados do satélite em missões anteriores e agora trabalham para identificar a sua origem, na esperança de compreender os mecanismos envolvidos em sua formação. Estes jactos parecem servir de material para alimentar um dos famosos anéis de Saturno.


Fonte : Adaptado de G1


PUBLICAÇÃO : O COMENDADOR

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início