BPN - Nacionalização, era ou não inevitável?

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Fiquei espantado, quando ouvi à hora de jantar, o presidente do conselho de administração do BPN, Miguel Cadilhe, afirmar que o banco só será nacionalizado porque o governo assim quis.

Havia um grupo de accionistas principais , disposto a injectar capital para evitar a insolvência da instituição.

Extraordinário!!! então o BPN estava com uma saúde financeira invejável...

Com um buraco de 700 milhões de euros( que pode ser muito maior) e com activos de apenas 400 milhões, objectivamente ainda existem cerca de 300 milhões para tapar.

Se é assim como diz Miguel Cadilhe, então que interesses está o governo a defender? não são os interesses dos depositantes?

Quer-me parecer que o BPN adoptou a estratégia do polvo quando se sente ameaçado, usa as suas virtudes policromáticas, para criar silhuetas miméticas com o sentido de se fazer confundir com o meio ambiente e lança jactos de tinta negra para criar uma cortina de fumo e assim poder escapar ileso.

O caso do BPN tal como já tinha sucedido com o BCP, vem pôr a nu a incompetência do governador do Banco de Portugal e faz-nos sempre reflectir para que é que serve o Banco de Portugal, se não consegue atempadamente fiscalizar as actividades das instituições finaceiras.

Será por não ter meios para o fazer? ou será melindroso beliscar os amigos?

Na Islândia a complacência do banco central levou o país ao colapso financeiro e económico, não estará o Banco de Portugal a ir pelo mesmo caminho?

Pensar que o que aconteceu com o BPN, não está relacionado com a actual crise financeira mundial, até pode academicamente ser sustentável, no entanto eu temo que isto seja apenas a ponta do iceberg, e mais perigoso do que isso pode ser a tentativa de tentar esconder a realidade das outras instituições financeiras.

O caso parece já ter sido entregue à Procuradoria da República, pelo que a única maneira de tranquilizar as pessoas que têm os seus depósitos no banco, é apurar responsabilidades na eventual gestão danosa da instituição e punir exemplarmente quem tiver que ser punido, doa aos amigos ou doa a quem doer.

Afinal estava apenas a sonhar... e tudo não passou de um enorme equívoco.

O BPN vai ser nacionalizado, mas não era preciso... os contribuintes vão ter que tapar os buracos que alguém deixou, mas não precisavam de o fazer... mania esta dos Portugueses se meterem onde não são chamados...
Será que o filme pode voltar atrás ?!

PUBLICAÇÃO : O GADANHA

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início