Espaço - Astronauta perde mala de ferramenta

quarta-feira, 19 de novembro de 2008


Foto: NASA

A Nasa está a rever os planos para novos passeios no espaço dos astronautas da nave Endeavour, depois de uma astronauta ter perdido uma mala de ferramentas, durante uma saída espacial que durou cerca de sete horas.

Uma missão azarada para Heide Stefanyshyn-Piper, durante o passeio no exterior da Estação Espacial Internacional (EEI). Primeiro, uma ruptura na máquina de lubrificação deixou a caixa de ferramentas mergulhada em lubrificante.

Depois de completar algumas tarefas preliminares, Heide Stefanyshyn-Piper estava a começar a operação de limpeza e lubrificação do mecanismo da Junta Solar Rotativa Alfa, também conhecida por SARJ, quando reparou que a máquina de lubrificação havia vertido, deixando escapar o saco das ferramentas.


Os astronautas Heide Stefanyshyn-Piper e Steve Bowen estavam fora da Estação Espacial Internacional para uma saída de seis horas. A primeira das várias que serão necessárias para corrigir os problemas da SARJ, que começou a funcionar mal assim que foi instalada.

Heide Stefanyshyn-Piper conseguiu trocar de ferramentas com Steve Bowen para continuar o trabalho. Segundo a NASA, a mala perdida não deve constituir problema de maior para a actual missão espacial.

Limpar e lubrificar a SARJ é uma tarefa morosa, que vai requerer alguns passeios espaciais mais. Quando estiver terminado, o trabalho vai permitir, apenas, o funcionamento parcial da SARJ, estando já previstos mais arranjos no futuro.

A SARJ, desenhada para permitir a rotação dos painéis solares do lado esquerdo da EEI de forma a captarem a energia do Sol, está coberta de restos de metal, um sinal claro de que o metal está agarrar-se ao metal.

Fonte : Jornal de Notícias

PUBLICAÇÃO: O COMENDADOR

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início