Bolsa perdida por astronauta pode ser vista da Terra

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

A bolsa de ferramentas que a astronauta Heidemarie Stefanyshyn Piper perdeu na semana passada durante uma caminhada espacial da nave Endeavour vaga pelo espaço e pode ser vista com relativa facilidade da Terra.

A bolsa, que já faz parte do chamado "lixo espacial", escapou das mãos da astronauta quando ela tentava limpar a gordura que soltava uma das engrenagens de uma antena solar da nave, informou nesta quata-feira o jornal italiano Corriere della Sera em seu site.

O curioso incidente foi transmitido ao vivo pela televisão da agência espacial americana, Nasa, e pode ser visto clicando mais abaixo.

Quem preferir ver a bolsa por seus próprios meios, porém, pode usar um telescópio de pequena potência e mirá-lo para o céu de noite.

Este novo componente do lixo espacial poderá ser contemplado por cerca de dois minutos sempre que o céu estiver claro. O lugar e o momento oportuno para onde virar o telescópio são descritos aqui (se tiver paciência!).

Não é a primeira vez que um astronauta perde um objecto na imensidão do espaço, pois os integrantes da missão Gémeos 4 deixaram já escapar uma luva, elemento que se soma aos inumeráveis resíduos, entre eles destroços de satélites, no lixo espacial.


Fonte : Noticias Terra


PUBLICAÇÃO : O COMENDADOR

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início