Descontentamento dos professores... e nós os pais?

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Os professores andam muito aborrecidos e insatisfeitos com o Ministério da Educação por causa da avaliação de desempenho, a que terão que ser submetidos.

Tem sido uma luta sem tréguas entre o sindicatos dos professores e Maria de Lurdes Rodrigues, Ministra da Educação.

Eu se fosse professor também estaria deveras chateado, é verdade que existem critérios para avaliação de desempenho, que considero no mínimo inaceitáveis e humilhantes, agora também me parece que muitos professores, que se disponibilizam sem hesitações à avaliação no seu desempenho, na verdade não querem, querem manter o actual estado de coisas, porque isso dá-lhes imenso jeito.

Não me parece normal que os pais, como parte integrante da comunidade educativa, fiquem completamente arredados da discussão deste problema.

Eu como encarregado de educação, teria todo o gosto em participar na avaliação de alguns critérios, do desempenho dos professores.

Aos professores assistirá não só o descontentamento, como o direito à indignação, é também pertinente a discussão em torno de alguns itens de avaliação, agora acho totalmente legítimo e do interesse nacional que o seu desempenho seja qualificado.

Os professores são uma classe corporativista, à semelhança de médicos e juízes que acumularam vícios de toda a espécie durante décadas, e agora tem dificuldade em perceber que sendo agentes importantes na sociedade, não o são mais que todos os outros cidadãos, nas mais diversas profissões.

O ensino, é sem sombra de dúvida, um ofício de grande nobreza, assim como o são todos os outros, desde que remunerados.

O grande problema na luta dos professores é que não têm inequivocamente os pais com eles e sabem porquê?

Porque o nível cultural dos pais é de modo geral mais evoluído, do que era à 30 anos atrás, e porque hoje os professores já não são vacas sagradas, onde os disparates e a incompetência no método de ensino, é questionável e contestável pelos pais.

Para se poder demonstrar isto, basta acompanhar com algum interesse e atenção, os exercícios que os miúdos trazem para resolver em casa e acompanhar as correcções dos professores.

No 1º ciclo do ensino básico, existem professores mal preparados e que caem no ridículo com muita frequência, ao emendarem exercícios que os alunos levam feitos de casa correctamente, com a ajuda dos pais.

Serão os pais mais competentes ou os professores mais burrinhos e menos preparados?

Não pensem que vos estou a falar de professores recém-chegados à docência, nada disso, são professores que já têm décadas de mau ensino e nunca foram nem responsabilizados, nem avaliados pelo seu mau desempenho.
Cada macaco no seu galho, aos pais compete educar e aos professores compete ensinar, não tentem é esconder o sol com a peneira, a motivação é inerente à necessidade, se andam desmotivados até podem ter alguma razão, mas que isso não sirva para atirar com a responsabilidade às urtigas!

Tenho a certeza que muitos professores e muitos pais subscrevem o meu ponto de vista, que por acaso tem sido esquecido nesta confusão toda.


PUBLICAÇÃO : O GADANHA


0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início