Terra sobreviveria ao Sol transformado em Gigante Vermelha

sábado, 20 de dezembro de 2008

Dentro de cinco mil milhões de anos, o Sol deverá transformar-se numa estrela "gigante vermelha" capaz de engolir os planetas que orbitam o sistema interior, no entanto, segundo uma equipa internacional de cientistas, a Terra poderia sobreviver a esse fenómeno.

Num artigo publicado na revista científica britânica Nature, pesquisadores relatam o descoberta numa galáxia distante de um planeta que continua a existir apesar de orbitar ao redor de uma estrela transformada em "gigante vermelha".


Segundo a teoria mais aceite sobre a evolução estelar e planetária, os astros entre um tamanho um pouco menor que o Sol e o dobro desse astro acabam se transformando em "gigantes vermelhas" que engolem os planetas em volta.


Isso acontece quando se esgota o hidrogénio de sua superfície, encarregado de manter a reacção nuclear, e a estrela começa a crescer desordenadamente enquanto sua superfície arrefece, podendo modificar a órbita de seus planetas e até absorvê-los.

Dirigido por Roberto R. Silvotti do Istituto Nazionale di Astrofisica, de Nápoles (Itália), a equipe de cientistas descobriu um planeta gigante que orbita a estrela V 391 Pegasi (também conhecida como HS 2201+2610) em um período de 3,2 anos e a uma distância de cerca de 1,7 Unidades Astronómicas (UA), aproximadamente 254 milhões de quilómetros.


Situado numa sequência do extremo horizontal do diagrama de Hertzsprung-Russell, utilizado para diferenciar tipos de estrelas e estudar sua evolução estelar, o astro se encontra na fase na qual, esgotado o hidrogénio, começa a queimar hélio, o que o transforma em uma "gigante vermelha".


Segundo os cientistas, a descoberta de um planeta orbitando ao redor de uma estrela nessas condições, demonstra que aqueles com distâncias orbitais de menos de 2 UA - como a Terra - podem chegar a sobreviver à expansão de suas estrelas.


Fonte : Ciência Terra


PUBLICAÇÃO : O COMENDADOR

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início