Dentro de mil milhões de anos o Sol exterminará a vida na Terra

sábado, 20 de dezembro de 2008

Um dia, o Sol se expandirá e engolirá a Terra. De acordo com os cálculos de alguns astrónomos, nosso pequeno oásis será incinerado no grande forno solar, e suas cinzas terminarão dispersas pelo espaço, convertendo-se em sementes de novas estrelas e planetas.


Será possível antever o que o futuro reserva ao Sol observando, esta noite, a estrela Betelgeuse, da constelação de Orion, que pode ser localizada com facilidade observando a abóbada celeste nesta altura do ano. é uma das estrelas da categoria "gigante vermelha!" - isso significa que, depois de esgotar todo o hidrogénio disponível no seu núcleo central, o sol começará a queimar o hidrogénio que existe na sua periferia, o que gera refrigeração, uma cor mais avermelhada e uma expansão de um milhão de vezes o seu diâmetro.


Os cálculos indicam que reste ao Sol hidrogénio suficiente para continuar queimando por mais cinco mil milhões de anos, antes de se converter numa gigante vermelha. Mas, para uma estrela surgida há 4,6 mil milhões de anos e um universo surgido há 13,7 mil milhões de anos, é possível dizer que o nosso Sol ainda tem muito tempo de vida, estará na meia idade astronómica.

Mas a vida na Terra extinguir-se-á muito antes que o Sol esgote o hidrogénio disponível no seu núcleo central. E a culpa não será da humanidade, que tem capacidade infinita para se auto-destruir, mas dificilmente exterminará outras formas de vida, tais como bactérias e insetos. O "Grande Exterminador" será o Sol mesmo, que ganhará brilho à medida que consome seu hidrogénio e dará a morte à Terra da mesma maneira que lhe deu a vida.


Dentro de menos de um mil milhões de anos de anos, chegará um ponto em que toda a água dos mares e oceanos terá evaporado, e a água da atmosfera escapará para o espaço. "Enquanto restar água em forma líquida no planeta, ele continuará habitável" "Mas, quando acabar a água... Adeus". Algum dia será preciso pensar em sair daqui, mas por enquanto ainda podemos dormir tranquilamente por muitas gerações, pois amanhã será um novo dia.


Fonte : Adaptação Ciência Terra


PUBLICAÇÃO : O COMENDADOR

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início