Santa Maria da Feira - A ilusão, o sonho e a realidade escondida (Parte 2)

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

No post anterior fez-se referência ao degradante estado geral do ambiente no concelho, vamos prosseguir com esta viagem que em tudo se assemelha ao medieval.
Vamos incursar pelo ensino e pela segurança rodoviária, que nos aspectos mais deprimentes até podiam andar de mãos dadas.

No parque escolar, para além do estado de pré-ruína da EB 2,3 de Paços de Brandão, da sobrelotação da escola secundária da Feira, da vergonhosa existência de salas de aula em contentores em muitas Escolas do 1º ciclo, temos também alguns centros escolares cuja concretização das obras se perpetua no tempo, como acontece no centro escolar do Murado-Mozelos e no centro Escolar do Chão do Monte em Santa Maria de Lamas.

Os alunos destas escolas aguardam ansiosamente pelo início do 2º período de aulas, para finalmente poderem usufruir das novas instalações e verem cumprida a promessa do vereador da educação de que tudo estaria funcional no início de 2009.

A ver vamos, mas pelo que as imagens mostram e porque estamos em período de férias natalícias, é difícil prever que tudo esteja pronto dentro de 1 semana, quando no caso da Escola do Chão-do-Monte as obras se arrastam há já 3 anos.

Escola do Chão-do-Monte - Santa Maria de Lamas 24 de Dezembro de 2008



Segurança Rodoviária

Estamos numa época especial, onde muitos emigrantes conseguem tirar uns dias para passar esta quadra natalícia junto dos seus familiares e amigos, nada como o espírito hospitaleiro da Terra Mãe!
Belo cartão de visita recebem estes filhos da Terra e que lindos postais levarão para a sua terra de acolhimento!

No Post anterior dizia que o concelho se presta a figurar nos manuais do ridículo e do anedótico, para os mais descrentes vejam estes exemplos:

Nota : O Feira,.. das Comendas! já cá denunciou em tempos esta situação.

O que significam estas marcas no pavimento? alguém com responsabilidade sabe dar a resposta? Se alguém não respeitar sabe-se lá o quê e houver um acidente, de quem é a culpa?

Santa Maria de Lamas - Rua da Lagoinha


Ainda recentemente uma companhia de seguros, demarcou-se de responsabilidades num acidente que envolveu um atropelamento, pelo facto do local da passadeira não estar devidamente marcado e por não se verificar a existência de sinalização vertical apropriada.

Existe ainda uma das novas passadeiras que entretanto foi pintada ali para os lados da Genibel, que fica situada exactamente numa curva, proporcionando deste modo um exemplo extraordinário de segurança para os peões! Será que o projecto da nova sinalética riodoviária foi feito logo depois do almoço? Existem demasiados indícios que parecem apontar para esse facto.

O presidente da Junta de Lamas, como figura intocável que se julga, já sacudiu a água do capote... tudo o que não sejam elogios para os seus ouvidos, consideram-se "In retum natura" e são da inteira e exclusiva responsabilidade da Câmara Municipal.

E que dizer deste ilustre cidadão?

Santa Maria de Lamas - Junto à Igreja Matriz


Escrevo ilustre porque é o único que se pode dar ao luxo de por ali passar, sem se arriscar a ser multado , para além claro está, das carrinhas das agências funerárias que transportam os defuntos para sua última morada, mas esses, claro está infringem o código da estrada. O que é que o pároco é mais do que qualquer outro cidadão?

Se for um cidadão com deficiência é-lhe interdita a passagem naquele sentido de trânsito, mas se for o prior da paróquia...faça favor reverendíssimo, desculpe a maçada e conceda-nos o perdão perpétuo por ter que se deslocar 10 metros a pé até à sacristia!

E os eternos desnivelamentos das tampas de saneamento? que raio de contratos são feitos para o alcatroamento das estradas que não prevêem que as tampas devam ficar niveladas com o piso e em vez disso tenham que ficar estas crateras (algumas com mais de 20cm de desnível) que colocam em perigo a segurança de condutores e viaturas?
Santa Maria de Lamas - Perto do antigo Dispensário


A sensibilidade para este problema revela bem o desnível (falta de nível), de quem tem a (in)competência de acompanhar o andamento das obras e aceita que a obra lhe seja entregue assim.

Muitos, mas mesmo muitos, estúpida e demasiadamente muitos e variados exemplos destes, podem ser contemplados por estas parvónias concelhias, que fazem da vaidade uma centralidade e da periferia o caixote do lixo, tudo numa esplêndida, bem ilustrada e encadernada, enciclopédia da anedota, da cafona e do burlesco.

PUBLICAÇÃO : O GADANHA


1 comentários:

Anónimo disse...

O padre pode passar visto ter lá ao lado a residência Paroquial, agora renovada

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início