Reflexões - Democracia, mas que democracia é esta?!

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Há uns dias atrás, a nação ficou boquiaberta ao ouvir Manuela Ferreira Leite dizer, que talvez, o país precisasse de 6 meses sem democracia para ser colocado na ordem.

Na altura foi grande a histeria que se levantou, com alguns membros do governo, de outros partidos e até de dentro do PSD, a levantarem fortes críticas e a censurarem as palavras da Manuela Ferreira Leite.

O Português comum, onde também me incluo, talvez fruto da herança congénita, da tradicional arte de bem navegar, também se deixou levar pela onda.

A verdade porém, é que se reflectirmos com alguma profundidade sobre o que se passou na passada sexta-feira, com a ausência de 30 deputados do PSD e mais alguns do PS da Assembleia da República, chegámos à conclusão que a democracia em Portugal, na verdade, só se pratica de 4 em 4 anos e apenas durante um dia.

Se a democracia é o poder do Povo, esse poder não deveria estar limitado ao mero exercício do poder do voto.

O sistema democrático tal como é praticado pelos nossos governantes e pelos nossos deputados, deveriam fazer condicionar o voto de quem os elege.

Por outras palavras, o Povo fica refém do seu voto durante 4 anos, pois esta democracia não permite que mesmo que uma larga maioria do povo, se veja defraudada nas expectativas, por aqueles a quem confiou o seu voto, terá que os gramar pelo menos por quatro anos, ora assim sendo, o poder efectivamente não está nas mãos do povo, então que democracia é esta?

Há quem confunda democracia com liberdade, mas de facto não é a mesma coisa.
Se temos liberdade para escolher aqueles que queremos que nos governem, não temos a mesma liberdade para os pôr de lá para fora, senão ao fim de 4 anos e entretanto, estes senhores que se dizem governar para o povo, governam-se a si próprios e ajudam os amigos a fazer o mesmo e estão-se nas tintas para o resto da população e o ciclo torna-se vicioso, mas sempre com os mesmos protagonistas, ora agora mando eu, ora agora mandas tu!

E isto é tanto mais dramático, quanto é verdade que desde a década de 80, que o Povo Português tem assistido à delapidação de algumas conquistas de Abril, delapidação essa que já só falta ser viscerofágica, porque os dedos e os anéis já há muito se foram!

O mais revoltante é que os prevaricadores, não têm qualquer pejo em assumir a sua conduta de abutres, em nome e ao serviço da democracia.

É verdade que este sistema talvez seja o menos mau de todos, mas ao assistirmos de mãos e pés atados àquilo que se passou na sexta-feira passada, sentimo-nos reféns da nossa própria liberdade.

Democracia como poder inalienável do Povo! mas que democracia?!

PUBLICAÇÃO : O GADANHA

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início