Centro Escolar do Murado-Mozelos

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

O jornal Terras da Feira de hoje (2ª-Feira) , dá conta que a Câmara da Feira terá colocado ponto final ao contrato que existia com o empreiteiro, que realizava a obras de construção do novo Centro Escolar do Murado.

Alegadamente os sucessivos atrasos e as dificuldades financeiras porque passava a empresa terão estado na base desta tomada de decisão.

Quando escrevo alegadamente faço-o propositadamente, já que a difícil situação económica do empreiteiro era do conhecimento geral no Verão passado e entretanto passaram 5 meses, até que a Câmara da Feira resolvesse finalmente tomar uma atitude que dignificasse o município.

Isto é mais uma situação que comprova, a forma pouco cuidada como a Câmara Municipal lida com sucessivos incumprimentos dos contratos por parte de empreiteiros a quem são adjudicadas obras do município.

Se os contratos não são cumpridos, têm que estar previstas cláusulas de penalização, para quem não os cumpre, isto é o mínimo que se pode esperar por parte de quem tem responsabilidade de gerir a coisa pública.

No caso concreto, convém lembrar que a obra já deveria ter sido entregue em Julho de 2008, passaram quase 5 meses e a obra parece que ainda estará longe de estar concluída e funcional, com os consequentes transtornos e prejuízos que daí advirão para os alunos, que actualmente têm aulas em contentores na EB1 do Sobral.

Há cerca de 2 meses o vereador da educação, mostrou-se convicto que a nova escola estaria a funcionar no começo do 2º período (início de Janeiro de 2009), posteriormente o vereador das obras mostrou-se mais reservado quanto a esta convicção e preferiu não adiantar datas para a sua conclusão, garantindo que a obra sofreu um atraso de 60 dias, agora diz o "Terras da Feira" que a Câmara Municipal espera ter a obra pronta na próxima 2ª-Feira.

Como se percebe a Câmara da Feira assimilou depressa alguns conceitos estratégicos, delineados pelo PSD a nível nacional, "quanto mais falam mais se espalham!"

A perícia em tentar contornar a realidade do que se vê com gincanas cegas, parece ser um dom predestinado a esta gente e permite tirar algumas ilacções:

O vereador da educação mentiu por ignorância absoluta, o vereador das obras mentiu por omissão de informação e a Câmara Municipal mente agora por optimismo incontrolado.

Tanta mentira acumulada só pode ter um objectivo estratégico.

O próximo ano é de eleições autárquicas e ninguém acredita (só o anginho do Amadeu Albergaria) que os alunos sejam colocados nas salas de aula sem festança e foguetório, que é como quem diz, inauguração oficial, propaganda e respectiva foto de família.

Os alunos por enquanto, terão que aguardar pela marcação da data oficial das eleições autárquicas de 2009, para saberem quando irão poder usufruir das novas instalações.


PUBLICAÇÃO : O GADANHA

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início