Santa Maria da Feira - A ilusão, o sonho e a realidade escondida (Parte 1)

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

O concelho de Santa Maria da Feira, tem tido algum relevo a nível nacional pelos melhores e pelos piores motivos.

Desenganem-se aqueles que julgam que a imagem do concelho se promove apenas através da grandiosos eventos na sede do concelho, ainda recentemente o programa da TVI "caia quem caia", ridicularizou o executivo municipal, com a vergonhosa situação porque passam algumas famílias de Canedo, que não dispõem de fornecimento de água com pressão suficiente para accionar os esquentadores, máquinas de lavar e outros equipamentos domésticos.

Tudo porque a Câmara Municipal não realizou as obras necessárias num reservatório.

Por debaixo de tanta vaidade e tanta ostentação de fantasia, de sonho e de encanto, esconde-se a verdadeira realidade de um concelho atrasado a vários níveis.

Por este andar e pela iluminação das ideias, o concelho da Feira está bem lançado para constar de todos os manuais de anedota deste país e como alguns responsáveis desta autarquia teimam em afirmar as suas características medievais, talvez venha mesmo a constar do Cancioneiro Geral de escárnio e mal-dizer literatura mui popular na idade das trevas.

O ambiente é um dos maiores cancros deste concelho e apesar dos investimentos e do dinheiro gasto, as repercussões na qualidade de vida das populações é nula, senão mesmo, afectada para pior.

Os exemplos que se seguem, mais não representam que uma ínfima parte de um quadro bem mais deprimente e lamentavelmente bem real. Durante décadas, mandato após mandato têm isto para nos apresentar!


Ribeira de Riomaior

O vereador do ambiente, Emídio Sousa, garantiu que no inicio de Dezembro todo o sistema estaria ligado à estação elevatória em Paços de Brandão, estamos a poucos dias de 2009 e o cenário é este na referida ribeira:

(clicar nas fotos para ampliar)
Julho de 2008 - Com obras



Dezembro de 2008 - Obras supostamente concluídas


Infelizmente, não é só na Ribeira de Riomaior que existem casos gritantes de crimes ambientais, a Ribeira da Lage e rio Uíma são constantemente notícia pelas mesmas razões.

No caso da Ribeira de Riomaior, é bom dizer que a Câmara da Feira é um dos maiores poluentes, já que pela sua incompetência, grande parte do esgoto doméstico de Santa Maria de Lamas, que tem ligação à rede de saneamento é encaminhado directamente para o rio , junto ás ruínas da antiga Empresa Industrial de Paços de Brandão, ao lado da A1.

A ribeira de Riomaior é hoje um imenso esgoto a céu aberto, onde a acumulação e concentração de detritos é tanta que a própria merda anda livremente a boiar sem se diluir na água.

Não há necessidade de gastar tanto dinheiro a promover a Viagem Medieval num marketing cuja originalidade se vai esvaziando de ideias, venham à ribeira de Riomaior, inspirem-se no ar circundante e terão ali um vasto alfobre de ideias.

PUBLICAÇÃO : O GADANHA

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início