Último minuto de 2008 terá mais um segundo

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008



«60, 59, 58... 3, 2,1… 1» Esta seria a forma apropriada de fazer a contagem decrescente para a chegada de 2009, já que o último minuto do ano terá um segundo extra, denominado «segundo intercalar», de forma a corrigir uma ligeira anomalia entre os relógios atómicos e o tempo astronómico, baseado na rotação da Terra.


A técnica visa manter alinhado o Tempo Universal Coordenado (UTC) com as escalares astronómicas variáveis GMT e Hora Universal (UCI).


Em 1972 foram acrescentados 10 segundos intercalares e outros 23 têm sido adicionados desde então. Os últimos datam de 2005.


No entanto, esta poderá ser a última vez que é acrescentado um segundo intercalar, uma vez que a União Internacional de Telecomunicações, que gere a questão, propõe abolir esta técnica e, me vez dela, passar a acrescentar uma hora extra a cada 600 anos.


A ser aprovada, a proposta, divulgada na revista científica New Scientist, afecta sobretudo o Reino Unido que veria o meridiano de Greenwich (GMT) perder o actual estatuto como o local onde a hora local é exactamente igual à hora universal. Outro efeito seria o de, pela primeira vez, a hora oficial não estar ligada à rotação astronómica da Terra.


Fonte : Visão

PUBLICAÇÃO : O COMENDADOR

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início