VI Convenção do BE - proibição dos despedimentos em empresas que tenham resultados

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

No discurso de abertura da VI convenção do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã propôs, este sábado, a proibição dos despedimentos em empresas que tenham resultados.

A proposta do F. Louçã significa o quê?

Que as empresas que num dado exercício obtenham lucros colossais e no exercício seguinte não obtenham resultados (presumo que se refira a resultados positivos) já têm legitimidade para despedir trabalhadores?

A legitimidade não pode ser confundida com moralidade, o que deve ser questionado é a argumentação que as empresas invocam nas cartas de rescisão contratual com os trabalhadores e não a apresentação de resultados.

Tanto mais que sendo Francisco Louçã um reputado economista, deveria saber que os resultados de uma empresa não atestam da sua situação económica.

Uma empresa pode ter resultados nulos ou até negativos num determinado exercício sem que isso afecte a sua estabilidade económica nem as perspectivas de crescimento no exercício seguinte.

Achei particularmente infeliz a leviandade desta proposta, mesmo tendo em consideração o actual contexto de crise. Esta proposta a concretizar-se abriria as portas do desemprego indiscriminado a milhares de trabalhadores, já que neste país é um expediente comum a manipulação contabilistica dos resultados das empresas como escapatória para a evasão fiscal.

PUBLICAÇÃO : O GADANHA

2 comentários:

Anónimo disse...

achar que o Francisco Louçã sofre de ingenuidade é ter uma analise da politica camponesa.

O Comendador disse...

Achar que o Francisco Louçã é uma vaca sagrada, que raramente se engana e que nunca tem dúvidas, é fazer a análise da formiga no carreiro...
ò camarada anónimo:segues-te pelas feromonas, ou cegas-te com elas?

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início