A Taxa de Recursos Hídricos e a xico-espertisse da Indáqua

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Alguém entende isto?????

(para ampliar clicar na imagem)
Isto é a factura que a Indaqua enviou aos seus clientes no mês de Fevereiro, as parcelas são tantas e tão pouco claras que se torna muito difícil ao comum dos cidadãos perceber se está ou não a ser vigarizado por esta empresa.

Só a título de curiosidade, os clientes Feirenses dos serviços da Indaqua, passaram a ser contemplados com o pagamento da Taxa de Recursos Hídricos, na prática trata-se da antecipação de um imposto dissimulado pelo governo Sócrates e cujas receitas irão suportar mais uns "tachos para os amigos do PS", com a criação de uma série de organismos ligados à gestão dos recursos hídricos. A União Europeia definiu o ano de 2010, como sendo o ano em que se tornará obrigatória a transposição da Directiva-Quadro da Água, por parte de todos os estados membros.

Quando se trata de vampirizar os cidadãos, os governos deste país são muito lestos a antecipar directivas comunitárias, pelo contrário quando alguma dessas directivas é favorável ao cidadão, prorrogam-se prazos e no limite até nem se chegam a aplicar. Aos cidadãos só lhes resta o recurso ao tribunal europeu.

No fundo, o que querem fazer é dar cumprimento ao modelo de desenvolvimento social que têm promovido ao longo do tempo - a profusão do neoliberalismo, em desfavor das políticas de bem comum.

Mas, o que me faz mais confusão é o facto de a Indaqua se financiar directamente com o dinheiro das TRH, pagas pelos consumidores. A lei define dois períodos semestrais para o pagamento desta taxa, pelo que a Indaqua só irá pagar efectivamente a TRH lá para Julho, significa que durante este tempo, o dinheiro saiu do bolso dos consumidores e deve estar a render juros a favor da Indaqua numa qualquer conta bancária.

Portanto, isto é imoral e configura uma ilicitude. Revela que a Câmara da Feira não defende os interesses dos feirenses. Quando podia ser a câmara a ganhar com a antecipação do pagamento da TRH, não a sua preferência recai nos interesses da Indaqua, ainda por cima com o nosso dinheiro.

Mais uma vez se demonstra porque concessionar os serviços básicos de água e saneamento a interesses privados e a xico-espertos, acabam por representar uma vigarice camuflada para os consumidores.

PUBLICAÇÃO : O COMENDADOR

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início