Sector corticeiro - Vigilia dos trabalhadores e eleições na APCOR

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009


No sábado passado os trabalhadores corticeiros cumpriram uma jornada de vigília frente à sede da APCOR.

Apesar do frio intenso que se fazia sentir, fiquei impressionado com o número de pessoas que estiveram presentes, já participei em algumas jornadas de protesto do sector e nunca vi nada igual.

A solidariedade entre trabalhadores corticeiros nunca foi coisa que assumisse laços de ternura, de qualquer modo a concentração de sábado à noite, demonstra bem a preocupação e angústia que vai dentro de cada trabalhador e de cada pessoa que depende directa ou indirectamente do sector corticeiro.

A união dos trabalhadores é fundamental na luta pelos seus direitos e neste caso é importante que cada um de nós tenha a consciência que o direito ao trabalho é um direito consagrado na constituição, mas também na Carta Universal dos Direitos do Homem.

Penso que está dado o primeiro passo, para que se crie um amplo movimento da classe operária corticeira nesta luta pelo direito ao emprego e contra os despedimentos abusivos ou cuja argumentação orbite em torno da crise. Imbuídos pelo mesmo espírito os trabalhadores aprovarampara o próximo Sábado, dia 14 de Fevereiro, pelas 21,30 h, em colaboração com os dirigentes sindicais, uma nova jornada de protesto junto à Câmara Municipal de Santa Maria da Feira. Uma boa oportunidade para os trabalhadores se unirem ainda mais neste abraço solidário para com os seus companheiros vítimas de despedimentos, de discriminação salarial e de vencimentos em atraso.

Se existe alguma crise no sector, e eu acredito mesmo que ela existe em muitas pequenas e médias empresas, também é verdade que esta crise já se arrasta há mais de 4 anos e em boa verdade é a consequência lógica da deficiência estrutural que algumas delas apresentam.

A maior dificuldade das pequenas unidades fabris reside na subserviência (há quem lhe chame subcontratação) aos grandes grupos económicos do sector. Com um reduzido leque de opções para a colocação do seu produto no mercado estas empresas são literalmente asfixiadas na sua autonomia, tendo que se vergar às regras ditadas pelos mais fortes para poderem sobreviver.

A este propósito foi interessante ouvir hoje em entrevista à RCF, Diamantino de Sousa, um dos candidatos às próximas eleições na APCOR.

Diamantino de Sousa abordou sem rodeios os problemas estruturais do sector, mas também a falta de acção abrangente da APCOR na abordagem aos problemas, não se coibindo mesmo de criticar a inoperância e participação dos empresários da associação na resolução dos problemas comuns.

Não foi difícil perceber a amplitude do seu discurso ao referir que a APCOR tem estado ao serviço dos grandes grupos económicos, havendo pouca empenho da associação em regular a forma como são distribuidos os fundos dos quadros comunitários de apoio.
Chegou ao ponto de considerar escandalosa e vergonhosa a forma como estão a ser efectuados alguns despedimentos de trabalhadores pelas empresas.

Sendo a primeira vez que haverá duas listas concorrentes à APCOR, pela amostra, a coisa promete.

De um lado temos alguém que se propõe com ideias mais progressistas e com a intenção de criar um novo dinamismo na postura e na cooperação dos empresários na resolução dos problemas que afectam o sector. Do outro lado teremos a concorrer o actual presidente António Amorim, que personifica o actual sistema de cada um olhar para o seu umbigo, em seu próprio beneficio e pouco se importando com sinergias que se poderão constituir entre parceiros de um mesmo sector e de um mesmo mercado.

Resumindo de um lado o dinamismo revolucionário, do outro o imobilismo conveniente e o conservadorismo troglodita na forma de abordar o sector.

Sendo certo que não espero grandes mudanças no rumo da APCOR, já que os associados que dependem directamente do grupo Amorim, e são muitos, dificilmente deixarão de ser manipuláveis nesta ocasião, para além disso o António Amorim contará sempre com o apoio dos poderosos e velhos eremitas da indústria corticeira.

De todo o modo a candidadtura de Diamantino de Sousa teve o condão de trazer uma lufada de ar fresco nos ideários do patronato e dar uma grande pedrada no charco do actual "status quo" corticeiro.

Na próxima 5ª-feira, logo saberemos o que se pode esperar da APCOR para os próximos tempos...


PUBLICAÇÃO : O GADANHA

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início