Pela primeira vez dois satélites colidem em pleno espaço
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009
A colisão entre os dois satélites de comunicação - um da Rússia e um dos Estados Unidos - ocorrida na última terça-feira no espaço é a primeira registada na história, informou a Nasa, agência espacial americana. O choque deu-se a cerca de 780 km acima do território da Sibéria, na Rússia. As informações são da BBC Brasil.
Um dos equipamentos pertencia à companhia americana Iridium, e orbitava em alta velocidade quando bateu num satélite militar russo desactivado. A empresa americana e as autoridades russas explicaram que o acidente é bastante incomum. Este tipo de colisão a centenas de quilómetros da Terra é "extremamente raro" e "muito pouco provável", destacou a Iridium.
A companhia americana comunicou que adoptará "as medidas necessárias para substituir o satélite danificado" e garantiu que o acidente não foi provocado por uma eventual falha de seu satélite. A Iridium possui uma frota de 66 satélites de telecomunicações.
O satélite russo que estaria desactivado foi lançado em 1993 e pesava 950 kg, enquanto o Iridium pesava 560 kg e foi lançado em 1997. A Nasa acredita que ainda vai levar algumas semanas para conhecer melhor a magnitude da colisão. O lixo espacial que resulta deste impacto e que agora orbita em redor da Terra, pode constituir um risco acrescido para outros satélites, para a estação espacial internacional (ISS) e também para as missões espaciais futuras, no entanto, as centenas de destroços estão já a ser monitorizadas.
PUBLICAÇÃO : O COMENDADOR
0 comentários:
Enviar um comentário