GRB 080916C - Telecópio Fermi detecta a maior explosão jamais registada no espaço

domingo, 22 de fevereiro de 2009


A explosão captada pelo telescópio excedeu, em cerca de 9 mil vezes, a potência de uma Supernova comum


A primeira explosão de raios gama registada em alta resolução pelo Telescópio Espacial de Raios Gama Fermi vai entrar para o livro dos recordes. A detonação teve a maior energia total, os deslocamentos mais velozes e as emissões iniciais de mais alta energia já registados.

As explosões de raios gama são os eventos mais luminosos do universo.

Os Astrónomos acreditam que estas explosões acontecem quando estrelas exóticas de grande massa começam a ficar sem combustível. À medida que uma estrela se transforma num buraco negro, jactos de material - exercitados por um processo que ainda não é bem entendido - disparam para fora, a velocidades próximas à da luz.

Os jactos trespassam as camadas da estrela que encolhe, e continuam pelo espaço, onde interagem com o gás eliminado previamente pela estrela, gerando um brilho posterior que desaparece com o tempo.

Essa explosão, designada GRB 080916C, ocorreu em 15 de Setembro, na constelação de Carina. O outro instrumento do Fermi, o Monitor de Explosões de Raios Gama, registou o evento em simultâneo, os instrumentos oferecem uma visão da emissão inicial, ou imediata, de raios gama, com energias entre 3 mil e mais de 5 biliões de vezes maiores que a da luz visível.

Essas observações permitiram concluir que a explosão ocorreu a 12,2 biliões de anos-luz.

Tendo a distância para calibrar seus dados, a equipe do Fermi concluiu que a explosão excedeu, em cerca de 9 mil vezes, a potência de uma Supernova comum, isto se a energia libertada se tivesse espalhado de maneira uniforme pelo espaço e em todas as direcções.

PUBLICAÇÃO : O COMENDADOR

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início